Exposição sobre a mais alta condecoração no Museu da Presidência da República

Exposição: “Ordem Militar da Torre e Espada - 80 anos do Grande-Colar” no Museu da Presidência da República. Uma exposição evocativa da condecoração mais alta do Estado que faz uma evolução e história da condecoração.

Exposição sobre a mais alta condecoração no Museu da Presidência da República
Exposição sobre a mais alta condecoração no Museu da Presidência da República. Na imagem Presidente da República Jorge Sampaio exibe o Grande-Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, recebido por direito próprio, de acordo com a lei (n.º 2, art.º 9.º, Lei n.º 5/2011, de 2 de março). Secundado pela mulher, Maria José Ritta, recebe os cumprimentos do então secretário-geral das Ordens Honoríficas Portuguesas, José Vicente de Bragança. Lisboa, Palácio de Belém, março de 2006 | Coleção José Vicente de Bragança. Foto: DR

Para assinalar os 80 anos do Grande-Colar da Ordem Militar da Torre e Espada (2019), o Museu da Presidência da República organiza uma exposição evocativa da condecoração mais alta do Estado português.

O Presidente da República é por inerência o Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, que se constituem como um dos núcleos permanentes do Museu e, portanto, uma área de interesse e investigação da coleção.

A exposição acompanha a evolução e história da condecoração, e dá a conhecer o seu valor simbólico e todos os agraciados, bem como, o seu valor artístico e os experientes artífices que lhe dão forma.

O Grande-Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito foi instituído em 1939 e inicialmente era concedido, apenas, a chefes de Estado com contributos excecionais no campo militar, condição que desapareceu em 1962, instituindo-se a sua atribuição aos Presidentes da República Portuguesa, no final dos seus mandatos.

Até ao presente, além dos Presidentes portugueses, apenas cinco chefes de Estado estrangeiros, com antigas e fortes relações de amizade com Portugal, receberam o Grande-Colar: Reis de Espanha e do Reino Unido e um Presidente do Brasil.

A exposição pode ser visitada no Museu da Presidência da República, até 1 de novembro de 2020, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.