Exposição sobre primeiras civilizações humanas na Universidade do Porto

“Culturas e Geografias” reúne peças da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A exposição no Museu de História Natural e da Ciência do Porto é uma oportunidade única para fazer uma viagem pela história das civilizações e explorar vivências e rituais.

Exposição sobre primeiras civilizações humanas na Universidade do Porto
Exposição sobre primeiras civilizações humanas na Universidade do Porto. Foto: DR

Uma coleção de 250 peças arqueológicas e etnográficas representativas das primeiras civilizações humanas está em exposição ao público no Porto, a partir do dia 5 de dezembro. A exposição “Culturas e Geografias” no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (edifício da Reitoria, à Cordoaria) é visitável até 19 de julho de 2020.

A exposição, que está integrada nas comemorações do centenário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dá a conhecer as coleções que integraram o acervo museológico e artístico original da Faculdade. Estas coleções permitem fazer uma viagem pela história das civilizações, explorar vivências e rituais das primeiras comunidades humanas em cada um dos cinco continentes.

Na exposição destacam-se particularmente os núcleos da Melanésia – único a nível ibérico, que permite observar a utilização de madeiras e fibras vegetais pelas comunidades do Pacifico –, da Mesoamérica, com um curioso conjunto de escultura Azteca, e do Antigo Egipto, que constitui a segunda maior coleção de antiguidades faraónicas conservadas em Portugal.

Trata-se de uma coleção única no nosso país que chegou até nós em 1926, provenientes do Museu de Berlim, depois dos governos português e alemão acordarem na troca do espólio arqueológico apreendido durante a I Guerra Mundial no navio germânico Cheruskia, proveniente de Bassorá (atual Iraque), transportando as peças resultantes de uma expedição alemã à antiga Mesopotâmia.

As valiosas peças assírias apreendidas haveriam de ser colocadas à guarda do então Museu de Arqueologia Histórica da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (U.Porto), para serem devolvidas à Alemanha, oito anos após o Armistício, em troca desta coleção de peças do Museu de Berlim, originárias de distintas culturas e geografias, representando as primeiras civilizações humanas, descreveu em comunicado a U.Porto.

A coleção veio a ser incorporada nas sala-museu da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, assumindo um papel didático junto da comunidade, mas viriam a dispersar-se por outros museus universitários depois do encerramento forçado daquela faculdade pela Ditadura Militar em 1931.

As caraterísticas da exposição pelas peças expostas constitui uma oportunidade única para admirar este acervo reunido pela primeira vez nas últimas oito décadas. Organizada em parceria com o Museu Nacional de Soares dos Reis, a exposição “Culturas e Geografias” vai estar patente ao público no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto até 19 de julho de 2020, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.