Fatura eletrónica no Estado está a impulsionar modernização das empresas

Fatura eletrónica no Estado é obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2019, uma exigência que está a impulsionar a modernização das empresas. A SERES é uma das empresas envolvidas com soluções para os requisitos exigidos pela Direção Geral dos Impostos.

Fatura eletrónica no Estado está a impulsionar modernização das empresas
Fatura eletrónica no Estado está a impulsionar modernização das empresas. Foto: DR

A partir do dia 1 de janeiro de 2019 os fornecedores da Administração Pública em Portugal passam a estar obrigados à faturação eletrónica, por isso empresas como a SERES, especializada em sistemas de transação eletrónica segura de documentos, está a trabalhar com empresas fornecedoras da Administração Pública, para poderem responder a todos os requisitos legais e técnicos estabelecidos pela Direção Geral dos Impostos.

A empresa SERES indicou, em comunicado, que a Fatura Eletrónica é uma peça chave para a modernização digital da atividade empresarial em Portugal, pelo que a obrigatoriedade imposta pode contribuir para potenciar os níveis de competitividade e eficiência do país.

“Em Portugal, o primeiro impulso para a transformação digital da relação B2G ocorreu em 2012, com a publicação do Decreto-lei nº198/2012 que estabeleceu um canal de comunicação eletrónica B2G através do formato standard SAF-T que permitia a exportação de um conjunto de registos de contabilidade, faturação, documentos de transporte e recibos. Este canal privilegiava sobretudo a gestão tributária/fiscal”, lembrou Sergio Ruiz, Diretor da Unidade de Negócios Iberia, SERES Portugal.

Este responsável da SERES acrescentou que “a diferença é que agora com a obrigatoriedade da faturação eletrónica, as empresas portuguesas terão oportunidade para impulsionar a sua transformação digital na parte mais sensível do seu negócio: a faturação.”

A e-fatura tem vindo a contribuir para melhorar a gestão, automatizar os processos, melhorar a tesouraria, ampliar a visibilidade sobre a área financeira e gerar poupanças ao eliminar as tarefas manuais, que envolviam o uso de papel e envio físico. Com a fatura eletrónica o pessoal que se dedicava a estas tarefas manuais pode passar a outras tarefas com maior valor acrescentado ou seja mais produtivas.

A SERES, uma empresa internacional pioneira e especializada em soluções de Intercâmbio Eletrónico Seguro de Documentos está trabalhar como um impulsionador do desenvolvimento da fatura eletrónica em todo o mundo.

Em Portugal a SERES foi um dos primeiros fornecedores de soluções de faturação eletrónica com a sua solução para o SAF-T certificada pela Autoridade Tributária e Aduaneira, hoje a empresa apresenta-se como um parceiro de confiança dos vários organismos da Administração Pública Portuguesa e por isso interessada em contribuir para o sucesso desta transformação tecnológica, indicou a empresa em comunicado.