FCT abre concurso para 400 investigadores doutorados

Fundação para a Ciência e a Tecnologia pretende contratar 400 investigadores doutorados. O concurso encontra-se aberto de 3 de fevereiro a 3 de março de 2022. As candidaturas são para todas as áreas científicas e os candidatos podem ser de qualquer nacionalidade.

FCT abre concurso para 400 investigadores doutorados
FCT abre concurso para 400 investigadores doutorados. Foto: Rosa Pinto

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu hoje concurso para a contratação de 400 investigadores doutorados ao abrigo do Regulamento do Emprego Científico (REC). Ao concurso podem candidatar-se doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica.

O período para apresentar candidaturas a esta 5.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC Individual), decorre de 3 de fevereiro de 2022 até às 17h00 (hora de Lisboa) de 3 de março de 2022.

Este concurso anual apoia diretamente a contratação de investigadores doutorados, em todas as áreas científicas, que pretendam realizar a sua atividade de investigação científica ou de desenvolvimento tecnológico em Portugal, nas instituições que integram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Na candidatura os candidatos identificam a instituição de acolhimento onde irão desenvolver o seu plano de investigação e, os investigadores que forem selecionados são diretamente contratados pela instituição que indicaram através do financiamento da FCT.

Os contratos do CEEC Individual têm duração até 6 anos e enquadram-se em quatro categorias:

Investigador júnior (doutorados há 5 anos ou menos, com experiência de investigação pós-doutoral reduzida na área científica a que se candidata);

Investigador auxiliar (doutorados há mais de 5 anos e menos de 12 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidatam e com independência científica limitada);

Investigador principal (doutorados há mais de 12 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, demonstrando alguma independência científica nos últimos 3 anos);

Investigador coordenador (doutorados detentores do título de habilitação ou agregação em Portugal, com currículo de mérito elevado na área científica a que se candidatam, demonstrando independência científica e com evidência de liderança nessa área científica).

No âmbito das quatro edições de Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual a FCT indicou que atribuiu um total de 1.500 contratos a investigadores doutorados, que espera atingir os 1900 investigadores doutorados com o lançamento desta 5ª edição do concurso.