FCT abre concurso para contratação de mais 400 investigadores doutorados

Mais de 400 investigadores doutorados podem vir a ter apoio contratual pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ao abrigo do Regulamento do Emprego Científico. O concurso está aberto até às 17h00 do dia 3 de maio de 2023.

FCT abre concurso para contratação de mais 400 investigadores doutorados
FCT abre concurso para contratação de mais 400 investigadores doutorados. Foto: Rosa Pinto

Concurso Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) Individual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) está aberto a candidaturas até às 17h00 do dia 3 de maio de 2023. A FCT prevê que sejam contratados mais 400 investigadores doutorados ao abrigo do Regulamento do Emprego Científico (REC).

O CEEC Individual é uma das ferramentas criadas pela FCT, em 2017, e que tem como objetivo de estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento, através do financiamento à contratação de investigadores.

Através de um concurso anual, a FCT apoia diretamente a contratação de investigadores doutorados, em todas as áreas científicas. Os investigadores devem realizar a sua atividade de investigação científica ou de desenvolvimento tecnológico em Portugal, nas instituições que integram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Os contratos estipulados no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual têm a duração até 6 anos e, na atual edição, são atribuídos em função de três categorias:

Investigador júnior – doutorados há 5 anos ou menos, contabilizados à data de encerramento do período de submissão de candidatura, com experiência de investigação pós-doutoral reduzida na área científica a que se candidata;

Investigador auxiliar – doutorados há mais de 5 anos e menos de 12 anos, inclusive, contabilizados à data de encerramento do período de submissão de candidatura, com currículo relevante na área científica a que se candidatam;

Investigador principal – doutorados há mais de 12 anos, contabilizados à data de encerramento do período de submissão de candidatura, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, demonstrando alguma independência científica nos últimos 3 anos.

O atual concurso apresenta alterações em relação a anteriores edições de modo a continuar a reforçar processos de avaliação mais abrangentes e inclusivo da diversidade de percursos e de contributos dos investigadores nacionais. Assim, a FCT indicou que adotou com o programa RESTART, uma iniciativa piloto que inclui um conjunto de alterações nos processos de avaliação que pretende implementar no futuro.

A FCT esclareceu que integrado neste processo, e ao mesmo tempo considerando a dimensão deste concurso, procurou garantir uma continuidade face aos concursos CEEC anteriores, sinalizando igualmente o caminho que adotará no próximo ano nos diferentes instrumentos de financiamento. Também foram incluídas modificações enquadradas no esforço de simplificação dos procedimentos ao nível da submissão e avaliação de candidaturas.

Até agora, e no conjunto das cinco edições do CEEC Individual já concluídas, a FCT atribuiu um total de 1900 contratos a investigadores doutorados. Com a conclusão do atual concurso agora aberto, o número de investigadores contratados deverá passar a mais de 2300.