FCT atribui 1366 Bolsas de Doutoramento no Concurso de 2019

Em 2019, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia pode contratualizar 1.600 bolsas de doutoramento, sendo 1366 as bolsas do concurso cujos resultados foram agora divulgados. Os contratos podem ter retroatividade a 1 de setembro de 2019.

0
Trabalho de laboratório
Trabalho de laboratório. Foto: Rosa Pinto/arquivo

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) atribuiu 1.366 bolsas de doutoramento, o que corresponde a 41% do total de candidatos ao Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2019 em todas áreas científicas.

Destes bolseiros 59% são mulheres e 11% são de nacionalidade estrangeira. A FCT indicou ainda que de entre os candidatos contemplados com bolsas há bolseiros de 32 países estrangeiros, sendo o maior número de candidatos brasileiros e a seguir italianos.

Os novos bolseiros vão participar em Programas de Doutoramento em universidades portuguesas ou estrangeiras, distribuídos por mais de 80 instituições conferentes do grau de doutor.

Do total das bolsas concedidas, 77% dizem respeito a planos de trabalho integralmente realizados em Portugal, 18% são bolsas mistas com planos de trabalho a realizar parcialmente no estrangeiro, e 5% referem-se a planos de trabalho integralmente realizados no estrangeiro.

As candidaturas foram analisadas por 36 painéis científicos, com três critérios de avaliação:

i) mérito do candidato;

ii) mérito do plano de trabalho;

iii) mérito das condições de acolhimento.

Nesta avaliação participaram 365 peritos nacionais da comunidade científica e académica, dos quais 53% mulheres e com afiliação a mais de 20 instituições.

A FCT irá agora contratualizar as bolsas com data retroativa a 1 de setembro de 2019 e com duração até 1 de agosto de 2020. A FCT referiu que os pagamentos vão ser iniciados em dezembro e os estudantes que já tiverem iniciado o seu plano de trabalhos vão receber as respetivas bolsas com pagamentos retroativos.

Em 2019, a FCT estima contratualizar 1.600 bolsas de doutoramento, incluindo as bolsas deste concurso e as bolsas atribuídas no âmbito dos concursos dos programas de doutoramento, o que corresponde a um aumento de 16% em relação a 2018.

O próximo Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento em todas as áreas científicas será anunciado no final de 2019. Tal como nos últimos três concursos, o período de candidatura irá decorrer durante o primeiro trimestre de 2020, de forma que os resultados estejam disponíveis até ao verão.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!