FCT atribui 1450 novas bolsas de doutoramento

Concurso anual de Bolsas de Investigação para Doutoramento teve 3525 candidaturas e os dados provisórios indicam que foram selecionadas para atribuição de bolsas de doutoramento 1450. As bolsas de doutoramento são financiadas por fundos nacionais e comunitários.

FCT atribui 1450 novas bolsas de doutoramento
FCT atribui 1450 novas bolsas de doutoramento. Foto: Rosa Pinto

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou os resultados provisórios do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2023. Dados da FCT indicam que foram recebidas e analisadas 3525 candidaturas que levaram a propostas para financiamento de 1450 bolsas.

Com uma taxa de aprovação de candidaturas em 41%, o investimento previsto é de cerca de 115 milhões de euros. Um investimento a ser suportado por fundos nacionais e comunitários.

A FCT lembrou que a seleção das candidaturas, que levou 82 dias, teve em conta o mérito do candidato, o mérito do plano de trabalhos e o mérito das condições de acolhimento, bem como. O processo de avaliação envolveu 482 especialistas, distribuídos por 39 painéis de avaliação, que analisaram, classificaram e procederam à seriação das candidaturas em cada painel.

O processo de contratualização das bolsas irá ter início a partir da data da comunicação dos resultados finais. As bolsas aprovadas terão início no primeiro dia do mês a indicar pelo candidato em sede de contratualização, entre 1 de setembro 2023 e 1 de agosto 2024.

Para a linha de candidatura específica em ambiente não académico, foram consideradas para financiamento 300 bolsas na sequência do exercício de avaliação realizado, por constituírem as que melhor se posicionaram na lista de classificação e de seriação dos 3 painéis de avaliação, tendo todas elas sido avaliadas com classificação final igual ou superior a três valores.

A FCT indica que da análise dos resultados provisórios do concurso de 2023 recolhe-se que as mulheres representaram 56% dos candidatos que atingiram prioridade de financiamento e os homens 44%.

As bolsas com a investigação a realizar-se integralmente em instituições portuguesas correspondem a 80% do total das bolsas, 18% das bolsas serão mistas, com parte em instituições portuguesas e parte em instituições estrangeiras, e 2% serão realizadas integralmente em instituições estrangeiras.

Dos candidatos selecionados verifica-se que 76% têm nacionalidade portuguesa. No total, estão propostos para financiamento candidatos de 54 países, destacando-se nos candidatos estrangeiros, os de nacionalidade brasileira, iraniana, italiana e espanhola.

A FCT lembrou que os resultados provisórios deste concurso foram comunicados a todos os candidatos. Estes têm agora acesso aos comentários que justificam a classificação atribuída. Caso discordem da proposta de decisão, os candidatos podem apresentar pronúncia em sede de audiência prévia de interessados, até 14/08/2023, A pronúncia, será analisada pelo respetivo painel de avaliação, e os resultados finais do concurso serão conhecidos até ao final do mês de outubro de 2023.

O processo de contratualização das bolsas iniciar-se-á a partir da data da comunicação dos resultados finais. As bolsas aprovadas terão início no primeiro dia do mês a indicar pelo candidato em sede de contratualização, entre 1 de setembro 2023 e 1 de agosto 2024. Sempre que a contratualização ocorra em momento posterior ao do início dos trabalhos de investigação financiados pela bolsa, haverá lugar ao pagamento retroativo das bolsas.