FCT e Fundação ”la Caixa” renovam cooperação no financiamento a projetos de investigação

Projetos de investigação vão continuar a ser apoiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Fundação ”la Caixa”. O acordo de cooperação, que desde 2018 já canalizou 22 milhões de euros para projetos de I&D, foi renovado mais três anos.

FCT e Fundação ”la Caixa” renovam cooperação no financiamento a projetos de investigação
FCT e Fundação ”la Caixa” renovam cooperação no financiamento a projetos de investigação. Foto: Rosa Pinto

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Fundação ”la Caixa” renovam acordo de cooperação para financiamento conjunto de projetos de investigação em Portugal. Projetos que são integrados em três programas da Fundação “la Caixa”: o Programa CaixaResearch Investigação em Saúde, o Concurso de Investigação Social e o Programa Promove – O Futuro do Interior, aos quais se junta agora o Programa CaixaResearch Validate.

Na cerimónia de assinatura do acordo esteve presente Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), e Artur Santos Silva, Curador da Fundação ”la Caixa”. O acordo reforça a cooperação entre as duas instituições renovando por mais três anos a parceria estabelecida em 2018.

A parceria entre as duas entidades, iniciada em 2018, assenta atualmente no apoio conjunto a projetos em três linhas de financiamento e valorização de projetos de investigação e inovação:

Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b, iniciada em 2018, a partir do Programa da Fundação ”la Caixa” CaixaResearch de Investigação em Saúde, com quatro edições já concluídas e 30 projetos já em curso liderados por instituições nacionais de I&D, estando em curso a avaliação das candidaturas submetidas à quinta edição desta iniciativa;

Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s, iniciada em 2020, no quadro do concurso de Investigação Social da Fundação ”la Caixa”, com duas edições em Portugal já concluídas e 6 projetos ativos coordenados por investigadores portugueses, sendo hoje mesmo publicada a terceira edição;

Programa Promove, lançado pela Fundação ”la Caixa” em 2018 e que conta com a colaboração da FCT desde 2020 numa edição que permitiu o apoio a 19 projetos orientados para a promoção das regiões do interior de Portugal através da investigação e inovação, estando neste momento aberto novo concurso até 19 de janeiro.

As duas entidades FCT e a Fundação ”la Caixa” financiam, ao abrigo do acordo, os projetos de investigação em partes iguais (“matching funds”). Os projetos são selecionados através de concurso anual promovido no âmbito de cada uma das iniciativas.

Desde 2018 e no âmbito destas iniciativas, já foram contratualizados mais de 22 milhões de euros através do apoio a projetos liderados por instituições de I&D nacionais, representando um significativo investimento partilhado que reflete o esforço da cooperação institucional entre fundações públicas e privadas.

Estas iniciativas de colaboração enquadram-se nas políticas consagradas no programa goPORTUGAL – Parcerias Globais em Ciência e Tecnologia, lançado também em 2018 para valorizar o processo de internacionalização da investigação científica e tecnológica em Portugal, desenvolvendo a criação de emprego científico e qualificado e fomentando a criação e crescimento de novas empresas de base científica e tecnológica.

As iniciativas conjuntas da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com a Fundação “la Caixa”:

Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b

A i4b tem por objetivo aumentar a atividade de investigação e desenvolvimento em biomedicina e saúde desenvolvida em centros portugueses no quadro do Programa CaixaResearch de Investigação em Saúde, estimular a transferência de conhecimento para a sua aplicação na área da saúde e contribuir para o bem-estar das pessoas.

Com a i4b o objetivo é estimular projetos de investigação de excelência e com impacto social no âmbito da biomedicina e da saúde, ao abrigo do Programa CaixaResearch de Investigação em Saúde da Fundação ”la Caixa”.

O Programa CaixaResearch Investigação em Saúde está focado no apoio a projetos de investigação e desenvolvimento em biomedicina e saúde e pretende identificar e impulsionar as iniciativas mais promissoras, de maior excelência científica e com mais valor potencial e impacto social, seja no campo da investigação fundamental, clínica ou translacional, em cinco áreas específicas: oncologia, neurociências, doenças infeciosas, doenças cardiovasculares e metabólicas relacionadas e tecnologias facilitadoras naquelas áreas temáticas.

Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s

A i4S tem por objetivo reforçar a participação de equipas portuguesas no Concurso de Investigação Social promovido pela Fundação ”la Caixa” para o apoio a projetos de investigação social baseados em dados quantitativos que se destaquem pela sua excelência e que, através de uma abordagem original e inovadora, possam gerar informação robusta e sólida que permita compreender, de forma aprofundada, os desafios sociais presentes e futuros de Espanha e/ou Portugal.

Através desta iniciativa, a FCT e a Fundação ”la Caixa” pretendem reforçar os apoios financeiros de que poderão dispor os projetos em que participem investigadores de instituições de investigação sem fins lucrativos com sede em Portugal, nomeadamente universidades e centros de investigação públicos e privados.

Programa Promove – O Futuro do Interior

O programa tem como objetivo apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento e a dinamização das regiões do interior, que contribuam para o desenvolvimento sustentável destas áreas e que sejam replicáveis para outras regiões com características semelhantes, designadamente:

  • Prevenção de riscos naturais e reforço das capacidades de adaptação às alterações climáticas, e gestão eficiente dos recursos, nomeadamente em ecossistemas transfronteiriços;
  • Criação ou consolidação de novos polos de especialização que contribuam para atrair recursos humanos qualificados e investimentos empresariais;
  • Valorização do capital simbólico e da capacidade de reconhecimento internacional no que se refere à valia ambiental, paisagística e patrimonial dos territórios.

CaixaResearch Validate

O Programa CaixaResearch Validate da Fundação ”la Caixa” pretende contribuir para transferir os resultados da investigação para a sociedade e para o mercado, promove a criação de novos produtos e empresas relacionados com as ciências da vida e da saúde.

Com este Programa os promotores do financiamento pretendem apoiar projetos inovadores na área da saúde e da biomedicina, da inovação em fase inicial, com o objetivo de os validar e definir um plano de valorização, impulsionando o processo de transferência dos resultados da investigação para a sociedade e para o mercado e incentivando a criação de novos produtos e empresas relacionados com as ciências da vida e da saúde.