FCT investe mais de 40 milhões de euros para contratos de 120 doutorados

Laboratórios Associados recebem da Fundação para a Ciência e a Tecnologia mais de 40 milhões de euros, para contratação de 120 investigadores doutorados. Um financiamento no âmbito do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Institucional.

FCT investe mais de 40 milhões de euros para contratos de 120 doutorados
FCT investe mais de 40 milhões de euros para contratos de 120 doutorados. Foto: Rosa Pinto

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprovou um investimento de 41.3 milhões de euros para financiar 36 das 39 candidaturas apresentadas pelos Laboratórios Associados no âmbito do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Institucional (CEEC Institucional).

As candidaturas aprovadas no âmbito do CEEC Institucional – Laboratórios Associados e concretizadas através de 43 contratos ao abrigo do D.L n.º 57/2016, de 29 de agosto representam a contratação de 120 doutorados para um período de seis anos, sendo 16 de investigador Júnior, 23 de Investigador Auxiliar e 81 para a carreira de investigação celebrados sem termo ou por tempo indeterminado, em todas as categorias.

O concurso tem o objetivo de financiar a contratação de doutorados por Laboratórios Associados, através do apoio financeiro a planos de emprego científico e de desenvolvimento de carreiras. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior indica que se trata de uma estratégia para o reforço da massa crítica necessária à prossecução de objetivos específicos de política científica e tecnológica nacional, e numa ótica dos desafios científicos enquadrados na Agenda de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para 2030.