FCT lança Prémios Arquivo.pt

A infraestrutura Arquivo.pt permite manter uma memória dos websites cuja utilidade assume diversas formas e valor. A FCT pretende reconhecer com prémio o uso inovador da Informação Web do passado e suportada pelo Arquivo.pt.

FCT lança Prémios Arquivo.pt
FCT lança Prémios Arquivo.pt. Foto: Rosa Pinto

Para promover a utilização do serviço de preservação de websites no Arquivo.pt e incentivar e reconhecer a investigação e descoberta de aplicações úteis do arquivo da web portuguesa, para a sociedade, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) lança a primeira edição dos Prémios Arquivo.pt.

Os Prémios Arquivo.pt têm os seguintes valores associados: 1º Prémio com o valor de 10.000 euros; o 2.º é de 3.000 euros e o 3.º prémio de 2.000 euros. Os interessados podem concorrer submetendo a candidatura até dia 4 de maio.

A candidatura inclui um texto e um vídeo curto que descrevam o trabalho realizado, podendo ser submetidos trabalhos individuais ou em grupo, sobre qualquer tema.

O concurso pretende premiar trabalhos originais e inovadores, que demonstrem a utilidade do serviço Arquivo.pt e a importância de preservar e utilizar a informação publicada na web. Os trabalhos devem ter o Arquivo.pt como fonte de informação principal e serem aplicações práticas ou estudos completos de investigação, baseados em informação web disponível no arquivo.

Diariamente são publicadas milhões de páginas na web. Passado pouco tempo, a grande maioria dessa informação deixa de estar disponível e perde-se irremediavelmente. Para objetivo do Arquivo.pt é a preservação da informação publicada na web para fins de memória, estudo e investigação.

A infraestrutura Arquivo.pt de investigação é gerida pela FCT e permite a pesquisa e o acesso a páginas da web arquivadas.

A possível utilização dos conteúdos preservados nesta infraestrutura são vários e a FCT destaca a apresentação “do Túnel do Tempo, uma viagem ao passado digital da Fundação, recorrendo ao histórico preservado no Arquivo.pt. Recentemente, também a TSF, na comemoração dos seus 30 anos, recorreu ao Arquivo.pt para uma infografia que convida a uma viagem ao passado pelo website da Rádio, onde é possível acompanhar a sua evolução e passar em revista momentos marcantes de Portugal e do mundo.”