FCT vai atribuir 18 Bolsas para Estágios no CERN, ESA e ESO

FCT abre concurso para atribuição de Bolsas para Estágios Tecnológicos em três Organizações Internacionais. Os estágios são uma oportunidade considerada ‘única’ para iniciar uma carreira em áreas tecnológicas em grande crescimento.

FCT vai atribuir 18 Bolsas para Estágios no CERN, ESA e ESO
FCT vai atribuir 18 Bolsas para Estágios no CERN, ESA e ESO. Foto: © CERN

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) tem aberto, até 19 de dezembro de 2016, um concurso para atribuição de 18 bolsas para a realização de estágios tecnológicos em três organizações científicas internacionais: Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Observatório Europeu do Sul (ESO).

Os candidatos às bolsas têm de ser portugueses e possuir pelo menos o grau académico de licenciatura e estarem no início da carreira. Os estágios têm como objetivo proporcionar aos candidatos uma oportunidade de realizarem formação avançada em organizações científicas internacionais de referência.

As bolsas a concurso são dirigidas a diversas áreas. Os estágios podem ser realizados nas áreas da engenharia, ciências naturais e informática, mas também em áreas como a gestão, transferência de tecnologia e inovação, comunicação, direito, ciências políticas e economia.

Estes estágios tecnológicos têm a duração máxima de dois anos e realizam-se ao abrigo dos Acordos celebrados pela FCT com o CERN, a ESA e o ESO. Os candidatos selecionados vão ter a possibilidade de desenvolver um plano de formação complementar (on-the-job training) em domínios tecnológicos estratégicos para aumentar a competitividade das empresas portuguesas.

No processo de seleção para a atribuição das bolsas são valorizadas “as candidaturas com maior relevância para o país, adequadas designadamente às áreas temáticas indicadas pela indústria, às experiências e aos programas em que Portugal participe”, bem como são “valorizados os candidatos com atividade profissional ou científica relevante após o fim da formação académica”, refere a FCT na apresentação do concurso às bolsas.