Feira das Cantarinhas 2019 de 3 a 5 de maio em Bragança

No centro da cidade de Bragança decorre de 3 a 5 de maio uma das mais antigas e tradicionais feiras. A Feira das Cantarinhas carateriza-se pela comercialização de cantarinhas de barro. Uma peça de louca que, diz a tradição, trazem sorte a quem as levar para casa.

Feira das Cantarinhas 2019 de 3 a 5 de maio em Bragança
Feira das Cantarinhas 2019 de 3 a 5 de maio em Bragança. Foto: © Rosa Pinto

A Feira das Cantarinhas, uma das mais antigas e tradicionais feiras, está de regresso de 3 a 5 de maio ao centro da cidade de Bragança. Uma feira anual que é uma das tradições mais emblemáticas da cidade.

O evento tem como principal característica a comercialização de cantarinhas de barro que segundo a tradição, trazem sorte a quem as adquire e leva para casa. As pequenas cantarinhas, que deram nome e fama à Feira, são das peças de louça de barro de Pinela mais conhecidas na atualidade.

A abertura da Feira das Cantarinhas e da iniciativa “O Comércio sai à rua” no dia 3 de maio, pelas 09h00 apresenta um programa com diversas atividades que têm como objetivo gerar dinâmica na cidade, através da interligação da Feira das Cantarinhas, com a Feira de Artesanato e o Comércio Tradicional. De lembrar que a Feira de Artesanato decorre nos dias 1 a 5 de maio, e coincide com a Feira das Cantarinhas nos dias 3 a 5.

Do programa constam, entre outros, os seguintes eventos: a inauguração do elemento escultórico alusivo à cantarinha; espetáculos de dança e de teatro; a atuação de grupos de gaiteiro e grupo de concertinas.

Destaca-se também do programa a realização da Corrida das Cantarinhas, dia 5 de maio, às 10h00, com provas de 10 e 5 quilómetros. Para quem preferir a caminhada há um percurso de cinco quilómetros e os mais jovens têm também a possibilidade de participar em provas de cinco e de um quilómetros ou de 500 metros.

A concentração realiza-se junto aos Edifício-sede do Município de Bragança, sendo a prova apadrinhada por Aurora Cunha e Rui Muga.

Feira das Cantarinhas 2019 de 3 a 5 de maio em Bragança
Feira das Cantarinhas 2019 de 3 a 5 de maio em Bragança.