Feira do Livro do Porto com exposição “Porto sentido de fora”

Feira do Livro do Porto dá a conhecer, na exposição “Porto sentido de fora”, dois séculos de guias de viagem pelo Porto, e mostra a Invicta vista pelos estrangeiros desde 1820. Na Galeria Municipal do Porto, no Palácio de Cristal, de 8 a 23 de setembro.

Feira do Livro do Porto com exposição “Porto sentido de fora”
Feira do Livro do Porto com exposição “Porto sentido de fora”. Foto: Rosa Pinto

Não é de agora que turistas de todo o mundo mostram ter uma atração pela cidade do Porto, pois pelo menos desde o século XIX que se publicam em todo o mundo livros e guias de viagem onde a cidade do Porto é descrita pelo olhar de visitantes estrangeiros.

Excertos de relatos dos turistas, com quase 200 anos de história, são dados a conhecer na exposição bibliográfica “O Porto visto de Fora”. Uma exposição que faz parte do programa da edição de 2018 da Feira do Livro do Porto.

Tendo por base mais de 300 obras, reunidas a partir de uma coleção particular e do acervo da Biblioteca Municipal do Porto, a exposição pretende mostrar como o Porto foi sentido pelos autores de guias de viagem publicados no estrangeiro entre 1820 e 1974.

A exposição destaca “frases, gravuras, fotografias, ilustrações e outros conteúdos a propósito da visita de autores estrangeiros a Portugal”, e desta forma “proporciona um percurso histórico pelas impressões que os visitantes tiveram do Porto e das suas gentes ao longo de quatro períodos da História portuguesa: Monarquia Constitucional, Primeira República, Ditadura Militar e Nacional e Estado Novo.”

Nos guias de viagem é possível encontrar algumas das primeiras descrições turísticas da cidade, que podem justificar o porquê de nos últimos seis anos ter por três vezes sido eleita o Melhor Destino Europeu e como “já no século XIX encantava os seus visitantes”:

“Poucas cidades são capazes de se gabar de ter uma vista mais bonita do que aquela vista [da ponte Pênsil]. Nas profundezas abaixo, a corrente escura brilhante desliza rapidamente, estendida à direita pela graciosa ponte suspensa de ferro, acima da qual, coroando penhascos acidentados no lado norte, aparecem as antigas muralhas e torres da cidade…” (A. P. B. G., Sketches of Portuguese life, manners, costume and character: illustrated by twenty coloured plates, Londres, 1826);

“Que cidade encantadora e pitoresca é o Porto, com as suas pequenas ruas estreitas de casas altas, cada história marcada por uma varanda…”(William Morgan Kinsey, Portugal Illustrated”, Oxford, 1829).

A exposição “Porto Sentido de Fora” é uma iniciativa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e que conta com o apoio e a coorganização da Câmara Municipal do Porto. A organizada é de docentes e investigadores da Universidade do Porto de diferentes áreas do saber, como: Comunicação Estratégica, Ciências da Informação, Artes e Design, Estudos Literários e Culturais.

A mostra está na Galeria Municipal do Porto, no Palácio de Cristal, e no âmbito da Feira do Livro, com inauguração às 18 horas do 8 de setembro e disponibilidade para visita até 23 de setembro, com entrada livre.

Feira do Livro do Porto com exposição “Porto sentido de fora”
Feira do Livro do Porto com exposição “Porto sentido de fora”