Feira medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” em Leça do Balio

Feira medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” reconstitui casamento Real entre o Rei D. Fernando e Dona Leonor Telles ocorrido em 1372. De 6 a 9 de setembro, junto ao Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos.

Feira medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” em Leça do Balio
Feira medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” em Leça do Balio. Foto: DR

A feira medievalOs Hospitalários no Caminho de Santiago” vai, este ano de 2018, decorrer de 6 a 9 de setembro, junto ao Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos. A feira abre às 17h00 do dia 6, quinta-feira, onde podem ser vistos artesãos a trabalhar, muita doçaria conventual com receitas medievais, folguedos, jograis e assistir-se a cerimónias de ordenação de cavaleiros, peregrinos a serem recebido e assistidos pelos monges hospitalários, mas também espetáculos de bufarinheiros, torneios a cavalo, autos-da-fé e tabernas com frequentadores ruidosos.

O local, junto ao Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte do país e sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, conhecidos como “hospitalários” dado que desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica, e continua, ainda hoje, a ser um local de referência e de passagem obrigatória para quem, na região, percorre os Caminhos de Santiago, classificados pela UNESCO como Itinerário Cultural da Humanidade.

Para além da ligação aos peregrinos a reconstituição histórica vai transportar do passado para o presente um dos momentos mais marcantes e dos “mais polémicos” da História de Portugal, a reconstituição do casamento Real entre o Rei D. Fernando e Dona Leonor Telles.

A reconstituição do casamento Real é um dos momentos em que a viagem no tempo de cerca de quatrocentos anos nos permite sermos espetadores de um ambiente onde não abundam para além da nossa mente: cavaleiros, saltimbancos, encantadores de serpentes e “guerreiros terçando armas em valorosos combates de capa e espada.” Esta viagem tem lugar no dia 9 de setembro, domingo, a partir das 16h00 do tempo presente. Aceda aqui ao programa.

Na reconstituição do momento histórico el-rei D. Fernando e de Dona Leonor Telles são interpretados pelos atores Vítor Costa e Carolina Torres que vão dar brilho e trama na reconstituição do casamento Real, ocorrido em 1372, e que constitui o ponto alto da feira medieval. Um acontecimento “que é considerado o primeiro matrimónio romântico da coroa portuguesa.”

O casamento decorreu, “precisamente na Igreja de Leça do Balio, depois de o casal Real ter abandonado furtivamente o paço lisboeta e tomado uma barca a caminho do Porto, frustrando deste modo a oposição da corte ao enlace.”

Visitar a feira medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, em Matosinhos, é fazer parte de um espetáculo em constante movimento “histórico” uma babel onde não falta “uma comitiva de músicos moçárabes vindos do emirado de Granada (devidamente acompanhados das odaliscas meneando o ventre como nas histórias das mil e uma noites)” e “espetáculos convocando o riso e o espanto: latrineiros proporcionarão o alívio personalizado das necessidades fisiológicas, trasgos e duendes pregarão partidas, mercadores trarão curas da medicina tradicional, Draco e Isolda revelarão os segredos da alquimia.”

Para os mais novos há um lugar especial, “no Recantos das Histórias, oficinais que os transformarão em monarcas bem-cheirosos, preparados a preceito para assistir ao ponto alto do programa: a reconstituição histórica do controverso casamento real que havia de dar origem à crise de 1383-1385. Setecentos e quarenta e seis anos depois, a história será reencenada no exato local onde ocorreu, com um monumental desfile de guerreiros e acrobatas, nobres, clérigos e membros do povo.”

A iniciativa “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, e tem como objetivo “promover os Caminhos de Santiago no concelho, bem como divulgar a igreja e o Mosteiro de Leça do Balio”

No Mosteiro de Leça do Balio pode ainda ser visitada a exposição “Monasterium KM 234”, “que contar a história do local onde a História de Portugal se cruza com os Caminhos de Santiago”, e “como é hábito, todo o recinto e os sinais do passado serão objeto de visitas guiadas a cargo de historiadores disfarçados de frades hospitalários.”