Festa da Saúde nos jardins de Belém

No fim-de-semana, 8 e 9 de julho, decorre nos jardins de Belém a Festa da Saúde. A Festa envolve remo, vela, aulas de zumba e ioga, jogos tradicionais, caminhada, rastreios visuais, à diabetes, e ao colesterol, entre muitas outras atividades.

Jardim de Vasco da Gama, em Belém, Lisboa
Jardim de Vasco da Gama, em Belém, Lisboa. Foto: Rosa Pinto

A Festa da Saúde nos jardins de Belém, em Lisboa, decorre no fim-de-semana, 8 e 9 de julho, das 10h00 às 19h00, com entrada livre. A festa é dedicada à promoção da saúde e dos estilos de vida saudável e é organizada pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

Durante os dois dias decorrem diversas atividades, destacando-se o remo, a vela, aulas de zumba, de ioga, de Stretching e de Dança, mas também, jogos tradicionais, caminhada, e ainda a possibilidade de rastreios visuais, à diabetes, ao colesterol, entre muitos outros.

No Jardim Vasco da Gama vão estar disponíveis 28 espaços de informação ao público, 9 espaços de rastreio, 8 espaços de medicina para atendimento, 3 unidades móveis e uma biblioteca da saúde com mais de 800 livros.

Num palco instalado no jardim decorre no sábado, dia 8, um show cooking de comida saudável, pelo chef Fábio Bernardino, e durante os dois dias intervém diversos especialistas, “sobre a forma como a cidade pode promover a saúde, sobre a importância dos estilos de vida saudáveis, como mudar os comportamentos de risco ou gerir melhor a saúde,” e no domingo, “o Concerto pela Saúde, com a participação do Trio Edu Miranda.”

A iniciativa da SPMI dá expressão ao trabalho que vem desenvolvendo ao lidar no dia-a-dia com muitas doenças crónicas, e os profissionais de saúde sentirem “uma obrigação ética de intervir na prevenção das doenças e na promoção da saúde.”

Hoje é conhecida que existe evidência que “muitas destas doenças podem ser prevenidas, em 80% nos casos de doença coronária, de acidentes vasculares cerebrais, de diabetes do adulto, e 40% dos casos de cancro”. Doenças que podem ser evitados “pela correção dos hábitos alimentares, pelo exercício físico e pelo abandono do tabaco”, de acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde.

Programa da Festa da Saúde nos Jardins de Belém