Festa do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira

Esperas e Largadas de toiros nas ruas, Corrida de Campinos, homenagem ao Campino com entrega do Pampilho de Honra, Desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas e garraiada são alguns dos atrativos da Festa do “Colete Encarnado”.

0
Festa do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira
Festa do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira

O mais emblemático evento de Vila Franca de Xira, a Festa do “Colete Encarnado”, decorre de 6 a 8 de julho. No sábado, 7 de julho, realiza-se a tradicional ‘Noite da Sardinha Assada’, no Posto Público da Câmara Municipal, aberto a todos os visitantes.

A animação musical distribui-se por seis palcos e, também, pelas ruas, com concertos a cargo de Jorge Palma, Carolina Deslandes, DJ Luís Pinheiro, Capitão Fausto, Água Pé – Fado e Flamenco, XPTO a 69˚, Cuca Roseta, entre muitos outros artistas.

Na Praça de Toiros Palha Blanco realizam-se espetáculos taurinos, dos quais se destaca a corrida de toiros no domingo, 8 de julho.

A 86.ª edição da Festa do Colete Encarnado presta homenagem aos campinos e às gerações de forcados da região de Vila Franca de Xira. Uma região reconhecida pela criação de cavalos e toiros de lide e pela arte de cavaleiros e matadores de toiros.

A primeira edição do evento realizou-se em julho de 1932, pelas mãos do vila-franquense José Van Zeller Pereira Palha, com o objetivo de homenagear o campino, as gentes que trabalhavam no campo e para angariar fundos para ajudar os bombeiros da terra. O sucesso da festa foi tanto que se transformou numa referência da tradição Ribatejana até aos dias de hoje.

Programa completo.

Tertúlias-Sardinha Assada.

Tradicional Corrida – Praça Palha Blanco.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!