Festival de Artes nas Beiras e Serra da Estrela

Teatro, música, novo circo, dança contemporânea e performances multimédia são alguns dos 75 espetáculos e de 15 novos projetos do Festival de Artes nas Beiras e Serra da Estrela, que decorre de junho a outubro de 2022 e onde os “cabeças de cartaz” são a Comunidade.

Festival de Artes nas Beiras e Serra da Estrela
Festival de Artes nas Beiras e Serra da Estrela

Há uma brisa de cultura no ar nas Beiras e Serra da Estrela que vai soprar bem alto. Este ano com 15 estreias absolutas, 75 espetáculos tornam o festival numa festa de arte para todos os gostos e idades e que promete aquecer as noites de verão, de junho a outubro.

Com o desafio é oferecer cultura em movimento, os 15 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) juntam-se nesta maratona cultural. A “estrela da companhia” são as associações culturais do território, que mobilizaram a comunidade, sendo que a inspiração vem da história, das tradições e da identidade que se misturam com a criatividade e sentimento de pertença. Afinal, quem melhor para contar a história da sua terra do que aqueles que fazem parte dela?

Teatro, música, novo circo, dança contemporânea, performances multimédia… são só algumas das muitas propostas culturais que se juntam às mil e uma razões para uma visita às Beiras e Serra da Estrela neste verão. Os espetáculos vão decorrer em espaços inusitados, descentralizados e foram pensados para proporcionar noites inesquecíveis entre as estrelas.

“Nos últimos anos, as Beiras e Serra da Estela tem-se se afirmado como um destino de excelência também no verão. As praias fluviais, os espaços de natureza, os trilhos e miradouros do nosso território são únicos e imperdíveis e têm conquistado cada vez mais pessoas. Estas iniciativas culturais itinerantes vêm, assim, trazer ainda mais vida e emoção ao destino. Este ano, uma paragem nas Beiras e Serra da Estrela é mesmo obrigatório”, refere CIM-BSE, em comunicado.

As 15 criações que vão agora subir ao palco são o resultado de uma bolsa artística, no âmbito dos projetos culturais em rede que estão a ser executados no território: Beiras, Serra da Estrela e Raia Histórica. O objetivo passou por “incrementar a economia local e dar um novo alento aos agentes/associações culturais locais, mas também promover uma maior participação da comunidade na vida cultural, na formação de novos públicos e na itinerância de espectadores que fortalecem os laços comunitários a nível intermunicipal”, refere Luís Tadeu, Presidente da CIM-BSE, citado em comunicado.

Estes três projetos deram a oportunidade de as associações trabalharem em conjunto e desenvolverem criações artísticas inovadoras e cheias de alma. “Felizmente temos um tecido cultural e associativo muito forte e criativo, com percursos sólidos nas artes e no trabalho com a comunidade que tiveram aqui uma oportunidade para desenvolvem propostas artísticas sobre o seu território. Os espetáculos são de elevada qualidade e diversidade, vão expressar em palco a unidade do território e deixam a promessa de serões diferentes e muito especiais”, destaca a CIM-BSE.

O Festival Cultural da Serra da Estrela, o Festival Cultural das Beiras e o Festival Cultural da Raia Histórica são cofinanciados pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela é uma associação de âmbito territorial que visa a realização de interesses comuns aos 15 municípios que nela estão integrados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

A CIM-BSE tem como missão a potencialização e promoção do desenvolvimento da região, otimizando e defendendo os interesses comuns dos Municípios associados, por forma a reforçar a identidade conjunta da região.