Festival de luz e videoarte em Tomar, o ‘Flux Tomar – Rota de Luz’

Espetáculo multimédia ‘Flux Tomar – Rota de Luz’ decorre de 7 a 10 de junho de 2018, na cidade templária. O festival consiste em criações artísticas de luz e vídeo projetadas nos monumentos.

Festival de luz e videoarte em Tomar, o ‘Flux Tomar - Rota de Luz’
Festival de luz e videoarte em Tomar, o ‘Flux Tomar - Rota de Luz’

De 7 e 10 de junho, decorre a segunda edição do ‘Flux Tomar – Rota de Luz’, na cidade de Tomar. Um festival de luz e cor, em que o público percorre vários locais emblemáticos da cidade templária e assiste às criações artísticas de luz e vídeo projetadas nos monumentos. A iniciativa é do Município de Tomar e do Turismo Centro de Portugal, e produzida pelo ateliê OCUBO.

Durante quatro noites, entre as 21h30 e as 00h00, são contadas histórias sobre a riqueza patrimonial de Tomar, tendo a luz como matéria-prima. O Complexo Industrial da Levada, a Igreja de S. João Baptista e o Convento de Cristo são os pontos de encontro para um espetáculo de vídeo mapping e projeção interativa criado de raiz para estas estruturas, nesta segunda edição do ‘Flux Tomar – Rota de Luz’.

Complexo Industrial da Levada

No Complexo Industrial da Levada, na rua Everard, a luz interage com a arquitetura do edifício, num espetáculo histórico que lembra as atividades industriais que estiveram presentes no Complexo ao longo dos tempos, destacando a sua relação intrínseca com o rio Nabão. Nesta projeção de imagens animadas, observam-se os operários a trabalhar dentro da Central Elétrica, fornecendo luz à cidade, no Lagar, na Carpintaria, na Serralharia e na Fundição. Recorde-se que a origem deste complexo industrial remonta à época templária e que foi pertença da Ordem de Cristo.

Igreja de S. João Baptista

Na Igreja de S. João Baptista, situada na Praça da República, o espetáculo multimédia interativo inspira-se nos azulejos do interior deste templo e preenche a fachada do exterior com padrões coloridos que se assemelham a azulejos virtuais. Esta instalação interativa projeta o público na fachada, criando padrões caleidoscópicos consoante os movimentos das pessoas e as cores das suas roupas.

Convento de Cristo

No Convento de Cristo é o Claustro de D. João III, o mais monumental dos vários que o constituem, que recebe o espetáculo imersivo que transporta o público até aos territórios dos Descobrimentos. Uma explosão visual de cenografias virtuais transformam o claustro nos diferentes territórios e culturas próprias de cada região. De África à Índia, do Brasil à China e ao Japão, esta vai ser uma viagem única pelo Império de Portugal na época de D. João III.

Os espetáculos de videoarte, de acesso livre, decorrem em simultâneo nos três locais durante os quatro dias.