Festival de Outono da UMinho com música, teatro e património

De 28 a 30 de setembro, o Festival de Outono da Universidade do Minho (UMinho) vai dar a conhecer, sobretudo aos novos estudantes, a cultura da região. O programa inclui cerca de vinte atividades ligadas à música, ao teatro, à literatura, à poesia e ao património.

Festival de Outono da UMinho
Festival de Outono da UMinho. Foto: DR

O Festival de Outono da Universidade do Minho vai decorrer de 28 a 30 de setembro. O Conselho Cultural da Universidade do Minho e a Rádio Universitária do Minho apresentam a oitava edição do Festival, com uma vintena de atividades, desde música, teatro, literatura, poesia, exposições, tertúlias e visitas guiadas.

O objetivo é mostrar a dinâmica cultural em Braga e Guimarães, sobretudo aos novos estudantes da academia, e para o Festival foram convidados vários artistas, como ‘Dead Combo’, ‘Mazgani’ e ‘The Legendary Tigerman’.

No dia 28 setembro, às 21h30, no salão medieval da Reitoria, no centro de Braga, a Orquestra da Universidade do Minho (UMinho) faz a abertura do Festival com um concerto, de entrada livre.

Em Guimarães, no mesmo dia 28 de setembro, às 11h00, realizam-se o teatro de sombras ‘E assim nasceu Guimarães’, no Museu Alberto Sampaio, e às 16h00 na Praça de Santiago a ‘Tertúlia 2Share’. Pelas 18h00, os alunos de Teatro da academia apresentam a peça ‘Inserir Descrição’, no antigo Laboratório das Artes. Segue-se a atuação pelas ruas da banda ‘Kumpania Algazarra’ e a projeção de um documentário sobre o património histórico e cultural vimaranense.

Em Braga, às 21h30, no Museu Nogueira da Silva, uma viagem ao som de instrumentos tradicionais chineses, coordenado pela solista Lu Yanan.

No dia 29 de setembro, sexta-feira, às 21h30, em Braga, realiza-se um concerto de jazz de improvisação contemporânea no Museu Nogueira da Silva, a palestra ‘Outono Literário – Percursos da obra de…João Tordo” na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, e um espetáculo da Orquestra da UMinho no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. A Reitoria da UMinho acolhe às 22h00 os concertos do cantor iraniano ‘Mazgani’ e da banda portuguesa ‘Dead Combo’.

No dia 30 de setembro, sábado, às 17h00, um espetáculo de cordas a cargo da Real Filarmónica da Galiza e, às 21h30, a performance ‘Atribulações de um sonhador inveterado’, encenada por Armindo Cerqueira. A partir das 22h00 é a vez de os artistas ‘Valter Lobo’ e ‘The Legendary Tigerman’ subirem ao palco do salão medieval da Reitoria.

Os bilhetes para os concertos no Largo do Paço poderão ser adquiridos a partir de terça-feira, dia 19, nos gabinetes de Apoio ao Aluno, nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães), bem como reservados através do email reservas@rum.pt.

O programa geral inclui ainda visitas guiadas a espaços culturais de Braga, Guimarães e Monção, incluindo o MNS, a Biblioteca Pública e o Arquivo Distrital de Braga, as Termas do Alto da Cividade, o Museu dos Biscainhos, o Museu D. Diogo de Sousa, a Escola Velha da Sé, a Fonte do Ídolo, a Torre de Santiago, o Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento, o Paço dos Duques e o Museu Alberto Sampaio e a Casa Museu de Monção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em ccultural@reitoria.uminho.pt.

Conciliar o património cultural com a criação contemporânea

A UMinho indica que o Festival de Outono concilia aspetos do património cultural e artístico que a Universidade detém ou zela, ligando-o com a história das duas cidades onde está sediada e à criação contemporânea.

Para a presidente do Conselho Cultural da UMinho, Eduarda Keating, “esta oitava edição revela o crescimento e a maturidade do festival, sendo mais diversificado nas propostas, nos horários, nas temáticas e nas parcerias, como a Associação Académica da UMinho.”

Programa do Festival de Outono da UMinho.