Festival de Poesia Contemporânea “O som da tinta”, em Setubal

Festival de Poesia Contemporânea “O som da tinta”, na Casa da Cultura e Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, dias 14, 15, 16 e 17 de novembro, homenageia Sophia de Mello Breyner Andresen e Manuel Gusmão.

Festival de Poesia Contemporânea “O som da tinta” em Setúbal
Festival de Poesia Contemporânea “O som da tinta” em Setúbal. Foto: DR

A partir do dia 14 de novembro a Casa da Cultura, em Setúbal, é invadida pela poesia, e enquanto o visitante se deixa envolver pelos poemas de poetas contemporâneos portugueses que iluminam as paredes com o eterno esplendor da palavra, livros de poesia, alguns que nem sempre encontra imediatamente nas livrarias, estão aí disponíveis havendo uma oportunidade para os adquirir.

Um evento que tem a parceria da livraria setubalense – Culsete. Na compra de um livro de poesia, quer na feira, quer na livraria Culsete recebe um bilhete de oferta para um dos concertos integrados no festival.

Durante o festival, e na Casa da Cultura, com entrada livre, decorrem 2 conferências: “Sophia: A Lux Aeterna da Poesia” conduzida pelo Professor Armando Carlos Cortez, no dia 15 de novembro às 18h30, e “Manuel Gusmão: A palavra sobre o Mundo” pelo Professor Fernando Martinho, no dia 16, também pelas 18h30.

A poesia será também retratada através da música com dois célebres concertos no Fórum Municipal Luísa Todi. Lisbon Poetry Orchestra atua no dia 15 de novembro e no dia seguinte é a vez de Lula Pena.

Lisbon Poetry Orchestra é um coletivo multidisciplinar de quatro músicos e quatro atores, que celebram e interpretam poesia reinventando-a para que a palavra escrita seja dita com enorme força criativa para interagir com o público originando espetáculos com uma empatia particular e muito especial. A poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento, solta-se das páginas escritas para vibrar nos seus sons e nas suas vozes.

Lula Pena
Lula Pena. Foto: DR

Lula Pena é uma artista singular que recupera para os nossos tempos o encanto dos trovadores medievais, cantando desde autores anónimos populares a celebrados compositores e poetas nos mais diversos idiomas. Os seus espetáculos, os álbuns que gravou fazem sempre história na história da música internacional no maravilhamento da sua voz que acompanha dedilhando com virtuosismo as cordas da guitarra que nunca abandona. Ainda antes da atuação de Lula Pena será feita uma homenagem ao poeta Manuel Gusmão com declamação de poemas pelo Grupo de Teatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, coordenado pelo Professor José Gil.

Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos no Fórum Municipal Luísa Todi ou online através do site www.bol.pt, no valor entre 7 e 9 euros.

No dia 17 de novembro o Teatro da Rainha apresenta Pouso da Poesia. Uma viagem pela língua portuguesa, num roteiro desde o século XIII, passando pelos poetas do Cancioneiro Geral, e por aí fora, até aos nossos dias, relembrando temas de Zeca Afonso, compostos a partir da voz dos poetas. O espetáculo, de entrada livre, tem lugar na Casa da Cultura.

A organização convida todos os que queiram juntar-se a este evento a aparecer no dia 15 de novembro pelas 23h30 na Casa da Cultura para uma sessão livre de leitura de poemas.

Programa

Dia 14 de novembro

Casa da Cultura: 1º andar
19h00: Abertura da Feira do Livro* com leitura de poemas pelo Grupo de Teatro da ESE

Casa da Cultura: Sala José Afonso
22h00: Dead Vortex

Dia 15 de novembro

Casa da Cultura: Sala José Afonso
18h30: Conferência “Sophia: A Lux Aeterna da Poesia”
Prof. Armando Carlos Cortez

Fórum Municipal Luísa Todi
22h00: Concerto Lisbon Poetry Orchestra

Casa da Cultura: Pátio Dimas
23h30: Viajar pela Palavra Poética – Sessão livre de leitura de poemas

Dia 16 de novembro

Casa da Cultura: Sala José Afonso
18h30: Conferência “Manuel Gusmão: A Palavra sobre o Mundo”
Prof. Fernando Martinho

Fórum Municipal Luísa Todi
21h30: Homenagem a Manuel Gusmão
Grupo de Teatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, coordenado pelo prof. José Gil.
22h00: Concerto Lula Pena

Dia 17 de novembro

Casa da Cultura: Sala José Afonso
18h00: Pouso da Poesia – Uma viagem pela poesia portuguesa pelo Teatro da Rainha