Em Macedo de Cavaleiros, de 18 a 20 de julho – sexta-feira a domingo -, o Raízes – Festival literário Transmontano reúne escritores da região, e diversas iniciativas incluindo lançamentos de livros, sessões de autógrafos, exposições e recitais, mas também um encontro com a natureza.
O evento que tem como tema “Da palavra à Paz” e que coloca durante três dias a cidade como capital cultural da região transmontana dedica um dia às Pequenas Raízes, outro à Paz e ainda um à importância da Natureza. Num território com Geopark Mundial, uma Reserva da Biosfera e um Património Imaterial da Humanidade, com a classificação da UNESCO.
Os livros ocupam o mercado na designada Feira do Livro, e autores como Miguel Pires Cabral, João Pedro Mésseder, Idalina Brito, António Carneiro, C. A. Afonso, Nuno Pires, A. M. Pires Cabral, Agostinho Santos, Pedro Branco, J. B. César, Adelaide Monteiro, Concha López Jambrina, Júlia Lello, António Carlos Santos, Alexandre Hoffmann Castela e José Pedro Leite, entre muitos outros, participam nos eventos.
O evento “Festival literário Raízes” tem como centro de ação o renovado auditório do Mercado Municipal, mas o evento Raízes – Festival Literário Transmontano – tem ações pelo Parque Urbano Eng. Luís Vaz, e um passeio pela Albufeira do Azibo.
“Este festival, que pretendemos periódico, pretende espelhar a imensa riqueza e diversidade cultural dos diferentes territórios transmontanos e das suas gentes. Quer funcionar como polo aglutinador da criatividade que sai da região, para benefício de todo o País e dos portugueses espalhados pelo mundo”, sublinhou Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.
De entre as diversas iniciativas que constam do programa destacamos:
■ Dia 18, sexta-feira, dia inaugural, o Raízes – Festival Literário Transmontano arranca às 10h30, no Auditório do Mercado Municipal, com uma Hora do Conto em torno das lendas e tradições de Trás-os-Montes. Às 16h30, um encontro com o autor João Pedro Mésseder, e às 18h00 é a cerimónia de abertura oficial. Para as 18h45 está a abertura da exposição “Livros de Artistas – Raízes da Paz”, de Agostinho Santos, em residência artística.
■ Dia 19, sábado, o Raízes abre, às 10h30, com uma mesa-redonda sobre poesia e paz, sequenciada com a sessão de lançamento do livro “Natal em casa de Luísa Dacosta”. Às 14h30 é a abertura de trabalhos do Encontro de Escritores Transmontanos, às 15h00 o debate sobre “Escrever o interior: literatura e identidade”. Às 16h30 a homenagem ao autor A. M. Pires Cabral, e da sessão de autógrafos com Idalina Brito, António Carneiro, C. A. Afonso e Nuno Pires, o Auditório do Mercado acolherá. Às 18h30, o lançamento do livro “Macedo de Cavaleiros – 50 séculos de história”, da autoria de A.M. Pires Cabral.
■ Dia 20, domingo, às 13h00 um Almoço Literário, posterior ao passeio ao Azibo com inicio às 10h00. Às 15h30 uma mesa-redonda, dedicada a encontrar respostas à pergunta “Ser escritor: porquê”, com Júlia Lello, António Carlos Santos, Alexandre Hoffmann Castela e José Pedro Leite. Para as 17h00 está previsto o encerramento.













