Festival Literatura em Viagem com conferência de Pedro Abrunhosa

A 12ª edição do festival Literatura em Viagem, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, de 11 a 13 de maio, para uma nova incursão pelo património literário mundial. Na conferência inaugural participa Pedro Abrunhosa.

Festival Literatura em Viagem com conferência de Pedro Abrunhosa
Festival Literatura em Viagem com conferência de Pedro Abrunhosa. Foto: DR

Na 12ª edição do festival Literatura em Viagem, que decorre, de 11 a 13 de maio, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, um conjunto notável de escritores, artistas e visões sobre os aglomerados urbanos que se confundem com a própria história dos povos e das ideias que os movem, vão ‘viajar’ até Jerusalém, Paris, Nova Iorque, Rio de Janeiro e Matosinhos.

A conferência inaugural do festival, às 21h30 de sexta-feira, 11 de maio, decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos e tem como convidado o músico e compositor Pedro Abrunhosa, autor de um dos mais inovadores trabalhos musicais portugueses das últimas décadas: o álbum ‘Viagens’, de 1994.

Entretanto o ‘LeVzinho’ vai levar os escritores Olinda Beja, de São Tomé e Príncipe, Patrícia Müller e Richard Zimler a várias escolas do concelho de Matosinhos. Estão também já abertas as portas para dois outros géneros de viagem proporcionados pelo festival Literatura em Viagem (LeV) de 2018.

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca acolhe a digressão pelas memórias e raízes da pintora Maria Beatitude, enquanto a Galeria Municipal de Matosinhos mostra os leitores que, desde 2011, Sandra Barão Nobre fotografou nas suas múltiplas andanças pelo mundo.

A edição, deste ano, do Festival Literatura em Viagem, com o tema “romance das cidades” tem início às 15 horas de sábado, 12 de maio, com o historiador Joel Cleto a guiar a visita pelo património imaterial de Matosinhos.

Adriana Calcanhotto e Alexandra Lucas Coelho vão de seguida levar o público até às contradições da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. E cabe a Isabel Lucas e João Tordo traçar o caminho até Nova Iorque, a cidade que nunca dorme.

No domingo, dia 13 de maio, Enric González e Tânia Ganho percorrem por Paris, enquanto Sheikh David Munir e os escritores Miguel Miranda e Paulo Moura fazem a incursão por Jerusalém e pelos seus infindáveis conflitos.

A 12ª edição do Festival Literatura em Viagem incluiu também debate sobre a natureza e o apelo das cidades literárias. Um debate onde participam Francisco José Viegas e o escritor islandês Sjón, mas também para uma entrevista de vida ao inglês Jonathan Coe, vencedor do prémio Médicis e jurado do Man Booker Prize, um dos mais prestigiados do planeta.

Ainda no dia 13, mas de manhã, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, uma Oficina de Escrita Criativa é orientada pela escritora Filipa Melo.