Festival Música em Leiria 2020 com espetáculos gratuitos de Ferran Savall

Ferran Savall apresenta no Festival Música em Leiria 2020 o projeto INSTANT. O músico catalão apresenta no Mosteiro de Alcobaça e no edifício Moagem Heritage em Leiria espetáculos gratuitos.

Festival Música em Leiria 2020 com espetáculos gratuitos de Ferran Savall
Festival Música em Leiria 2020 com espetáculos gratuitos de Ferran Savall. Foto: DR

O músico catalão Ferran Savall realiza dois espetáculos no âmbito do 38º Festival Música em Leiria (FML), que decorre de 20 de março a 25 de abril de 2020. Os espetáculos, que terão lugar no edifício Moagem Heritage, em Leiria, e no Mosteiro de Alcobaça, nos dias 28 e 29 de março, respetivamente.

Os concertos são parte do projeto “INSTANT”. Este novo projeto, formado por pequenos retratos do quotidiano e descrições de emoções cheias de intensidade, que o músico vai dar a conhecer nos dois espetáculos com entrada gratuita. Uma iniciativa que está inserida numa parceria entre a organização do FML e o festival Cistermúsica, de Alcobaça.

“É com enorme orgulho que anunciamos estes dois concertos do Ferran Savall, não só por se tratar de um músico internacional de topo, com um repertório fantástico, mas também porque o espetáculo em Alcobaça significa um alargamento territorial do Música em Leiria, por via de uma parceria inédita com o Cistermúsica, que na próxima edição também contará com um concerto em Leiria com o nosso apoio”, explicou Acácio de Sousa, presidente cessante do Orfeão de Leiria, entidade organizadora do FML, citado em comunicado.

“Por outro lado, o concerto no edifício Moagem Heritage também tem um simbolismo acrescido pela diversidade de influências culturais que a música de Ferran Savall encerra, pela “herança” que temos no FML deixada pelo espetáculos do seu pai Jordi Savall, e da sua irmã, Arianna Savall”, acrescentou Acácio de Sousa.

“INSTANT” é um compêndio de músicas, estilos e experiências que Ferran Savall teve nos últimos anos. Este novo projeto é uma coleção eclética, atraente, fresca e intimista que, pela primeira vez, apresenta composições e letras do próprio Ferran Savall. As letras de “INSTANT” encerram experiências presentes e passadas. Porém, neste novo projeto, Ferran Savall também dá mais um passo no caminho da interpretação das improvisações, enriquecidas com um ensemble musical mais extenso e que inclui teclados, guitarra e baixo. Por fim, “INSTANT” recupera ainda a música de origem mediterrânea e tradicional, oferecendo novas harmonizações e versões de melodias não publicadas no repertório de Savall.

Ferran Savall, filho de Montserrat Figueras e Jordi Savall, desde a infância que Ferran Savall manteve contacto regular com o mundo musical de estudo, ensaio e concerto em sua casa. Estudou guitarra e, mais tarde, especializou-se em instrumentos antigos na Escola Superior de Música de Catalunya. Ferran Savall é um cantor autodidata que privilegia a naturalidade trímbrica da voz.

Ferran Savall explorou o conhecimento musical de várias culturas do mundo: Paquistão, Índia e Arménia, entre outros, mas sempre evitando qualquer especialização de estilo, em busca de fragmentos das mais variadas técnicas assimiladas, de forma a incorporá-las de forma criteriosa nas suas improvisações.