Festival Novas Invasões leva Torres Vedras para tempos oitocentistas de 28 a 30 de agosto

Festival Novas Invasões leva Torres Vedras para tempos oitocentistas de 28 a 30 de agosto
Festival Novas Invasões leva Torres Vedras para tempos oitocentistas de 28 a 30 de agosto. Foto: Rosa Pinto

Torres Vedras acolherá de 28 a 30 de agosto a 6.ª edição do Festival Novas Invasões. Um evento dirigido a todos, e que este ano, de 2025, é sob o tema “No Tempo das Fogueiras”. Dadas as caraterísticas e a qualidade da programação, a Organização prevê que o evento receba cerca de 40 mil visitantes, enquanto se afirma como espaço de partilha, de participação e aproximação de culturas.

Para Ana Umbelino, vereadora da Área da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, o festival contribui para afirmar Torres Vedras como um território que confere inequívoca centralidade às artes e à cultura, enquanto pilares de desenvolvimento sustentável.

“O estímulo à criação artística original e a inscrição de espaços de visibilidade para projetos emergentes que expressam o capital e o pulsar criativo de Torres Vedras encontram eco na programação contemporânea e foram alavancados pela convocatória aberta aos agentes culturais que operam no território”, referiu a vereadora em conferência de imprensa.

Para João Miguel Garcia, diretor artístico, o festival, que já conta com 10 anos, tem um longo caminho de experimentação que permitiu tornar a cidade de Torres Vedras um palco das artes, um lugar que permite a reunião entre pessoas, a reflexão e a confrontação com a vida cultural. Nesta 6ª edição, o tema “No Tempo das Fogueiras” constitui, no entender do diretor artístico, um conceito poético e provocador, convocando quatro momentos especiais (espetáculos), que se constituem como o epílogo de cada um dos dias da programação do festival.

Também, na conferência de imprensa, Rui Brás, diretor executivo, lembrou que o Festival Novas Invasões nasceu em resultado de um importante evento – a comemoração do Centenário das Linhas de Torres Vedras. Um festival que é feito de pessoas e para pessoas, e que conta com 130 artistas credenciados; 40 elementos da organização; 30 técnicos de som, luz e imagem; e 22 voluntários que se prontificaram a colaborar no evento.

Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, garantiu que estão reunidas todas as condições para mais uma edição de referência do festival. Uma edição que traz ideias inovadoras e disruptivas. Para relevar essas ideias citou Vítor Hugo: “Pode-se resistir às invasões dos exércitos, mas não há invasão de ideias”.

O festival bienal Novas Invasões, que tendo como pano de fundo as Invasões Napoleónicas, transforma Torres Vedras num estaleiro criativo, cruzando diferentes temporalidades: passado, presente e futuro. Uma iniciativa que desafia a novas leituras sobre o conceito de invasões, convertendo-as em motor para a criação artística e para a celebração da diversidade cultural.

Um dos elementos centrais do Festival é o Mercado Oitocentista, uma recriação de ambientes históricos que transporta os visitantes para os quotidianos do século XIX, oferecendo uma experiência envolvente e sensorial, promovendo momentos de encontro e de descoberta em comunidade. O Mercado Oitocentista contará, este ano, com cerca de 50 bancas.

Do programa do festival contam 60 horas de programação diversificada, e como descreve a organização, elege o espaço público como palco e inclui performances, música, teatro, dança, instalações artísticas e experiências imersivas que ocupam e reinventam largos, praças, ruas da Cidade, que provocam e surpreendem os visitantes. Assente numa abordagem inovadora e participativa, o festival Novas Invasões afirma-se como um espaço de experimentação criativa e de reflexão sobre identidade, memória e futuro.

O Festival Novas Invasões também é tempo para um conjunto de experiências, como visitas guiadas ao Castelo de Torres Vedras e degustação da gastronomia num dos restaurantes aderentes à iniciativa. Momentos que fazem ligação à História das Invasões.

Os três dias do Festival contam com uma programação preenchida de atividades de natureza diversa, dirigidas a todas as faixas etárias, com os espetáculos e atividades a acontecer em mais de 13 locais distintos da Cidade, percorrendo um eixo nascente-poente que vai desde a Praça Wellington, Largo de S. Pedro até ao Parque Regional de Exposições (Expotorres).

O Festival Novas Invasões conta com o parceiro media Rádio Renascença e com os apoios de Barraqueiro Oeste; Cooperativa de Comunicação e Cultura; CP – Comboios de Portugal; Extincêndios; Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães; e Vimeiro (Água oficial).