Festival Solar de Lisboa 2018, de 17 a 21 de maio

O Festival Solar de Lisboa 2018 vai decorrer nos jardins do Museu da Eletricidade/Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (MAAT), entre 17 e 20 de maio, das 10h00 e as 20h00. O festival oferece atividades livres para todas as idades.

Festival Solar de Lisboa 2018, de 17 a 21 de maio
Festival Solar de Lisboa 2018, de 17 a 21 de maio. Foto: Rosa Pinto

A iniciativa, Festival Solar de Lisboa, que se insere como parceira da Semana Verde Europeia 2018, tem organização da Câmara Municipal de Lisboa e da Lisboa E-Nova-Agência de Ambiente e Energia de Lisboa, e apoio da Fundação EDP. O objetivo é comunicar e sensibilizar para o uso do sol como fonte de energia.

O festival inclui: exposição de tecnologias e produtos relacionados à energia solar; tribunal com brinquedos e contadores de histórias; praça de alimentação solar; corrida de carros solares; exposição “Arquitetura e Sustentabilidade”; Conferência European Green Capital Award; debate “O consumidor na transição energética”; compromissos musicais dedicados ao sol.

Durante quatro dias é possível participar num conjunto de ações como:

visitar exposições de fotografia e de protótipos de soluções tecnológicas de energia solar que são alimentadas pela energia solar, na Tenda Ciência;
testar uma casa autossustentável cuja única fonte de energia é o sol;
degustar refeições confecionadas por chefes em fornos solares na Cantina Solar;
fazer o test–drive de carros solares;
construir um robot pintor e uma cidade solar nas Oficinas da Universidade de Lisboa;
ouvir contos sobre o astro rei ou despedir-se, a cada final de tarde, ao som dos Cachupa Psicadélia – “Música para fazer fotossíntese”, JP Simões – “Luz do sol” ou Bruno Pernadas (Ensemble) – “The SUN RA Project”.