Festival WOOL: Covilhã arte urbana

Centro histórico da Covilhã acolhe a 7.ª edição do WOOL, de 19 a 27 setembro 2020. O festival de Arte Urbana com um programa cheio intervenções e atividades que incluem pintura mural, estreia nacional de filme, conversas com artistas e workshops.

0
Festival WOOL: Covilhã arte urbana
Festival WOOL: Covilhã arte urbana. Foto: "Arrebatamento" por Bosoletti. Wool'17

O WOOL é o mais antigo festival de Arte Urbana de Portugal. Com inicio em 2011 nasce de uma iniciativa privada, com o objetivo de homenagear a história e identidade única deste território, O festival regressa ao centro histórico da Covilhã entre os dias 19 a 27 de setembro de 2020 para a sua sétima edição, e assim, a arte urbana volta a tomar a cidade beirã.

Da programação do festival WOOL 2020 constam intervenções e atividades como pintura mural, instalação, estreia nacional do filme “martha: a picture story“, conversas com artistas, visitas guiadas e workshops.

Esta edição do WOOL chega-nos um pouco mais tarde que o habitual devido à atual pandemia de COVID-19, mas volta em força com a sua habitual programação, adaptada a todas as necessidades e cuidados a ter em conta dada a atual situação epidemiológica. Neste contexto, as atividades previstas para o WOOL 2020 serão realizadas, essencialmente, ao ar livre.

Entre os convidados desta 7.ª edição do WOOL, surgem nomes de alguns dos artistas mais promissores da arte urbana a nível mundial, como Jofre Oliveras e Alberto Montes. Os portugueses convidados a integrar esta edição são Tiago Galo e Catarina Glam, que criará um conjunto de peças que se instalarão por vários locais do centro histórico da cidade.

Nesta 7.ª edição destaca-se a estreia do documentário MARTHA: A PICTURE STORY realizado pela australiana Selina Miles, que regista o percurso da fotojornalista Martha Cooper, cujas fotografias realizadas ao longo das últimas 5 décadas, a tornaram um ícone deste movimento artístico global.

Para além do grupo de artistas visuais / plásticos referidos, foi lançado o desafio ao fotógrafo de paisagem e viagem Rui Gaiola, natural da Covilhã, de apresentar uma exposição de fotografia em grande escala em pleno espaço público. SERRA AO ALTO, será o resultado deste desafio, que igualmente trará ao WOOL este reconhecido fotógrafo para uma palestra e masterclass.

Da programação fazem ainda parte:

Dois workshops, um de fotografia de viagem e paisagem com Rui Gaiola e outro de estamparia com carimbos.

As usuais conversas com artistas, a melhor forma de conhecer os talentos que estarão em trabalho pela Covilhã

Visitas guiadas por todas as obras deixadas na Covilhã em mais uma edição do WOOL.

O WOOL acontece há 6 edições e conta com mais de 40 intervenções, todas localizadas em pleno centro histórico da cidade da Covilhã.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!