Fibromialgia afeta cerca de 1,7% dos portugueses

Fibromialgia é uma doença sem cura que afeta cerca de 1,7% dos portugueses. No âmbito do Dia Mundial da Fibromialgia, que se assinala a 12 de maio, a MYOS-Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica lança campanha de sensibilização.

Fibromialgia afeta cerca de 1,7% dos portugueses
Fibromialgia afeta cerca de 1,7% dos portugueses. Foto: © Rosa Pinto

A Fibromialgia é uma doença que se carateriza por dor músculo-esquelética generalizada, e em geral é acompanhada de cansaço extremo, distúrbios do sono, dores de cabeça, entre outros sintomas. A doença não tem cura mas a qualidade de vida do doente, mesmo dentro de condicionalismos, pode melhorar com um tratamento adaptado.

Dirigida à população, a MYOS – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica promove, a partir do mês de maio, uma campanha de sensibilização sobre a doença que afeta cerca de 1,7% da população portuguesa.

Campanha de sensibilização sobre a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica

A iniciativa é lançada no âmbito do Dia Mundial da Fibromialgia, que se assinala a 12 de maio, que também é data de aniversário da Associação.

“Pretende-se com esta campanha chamar à atenção da Sociedade Civil para a necessidade de prevenir o isolamento e fomentar a educação destes doentes, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e a diminuir o estigma relacionado com a Fibromialgia, uma doença invisível, mas real para todos os que vivem com ela”, referiu Ricardo Fonseca, presidente da MYOS.

O responsável da MYOS acrescentou: “Para sensibilizar mais doentes, familiares e profissionais de saúde, a campanha vai chegar a diversos serviços de reumatologia hospitalares, centros de saúde, clínicas, farmácias e juntas de freguesia de norte a sul do país, incluindo ilhas”.

Ainda em maio, dia 17, a direção da MYOS prevê ainda lançar o um novo website que “será um portal de referência de informação credível e fidedigna sobre Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica, onde serão também publicados periodicamente artigos de várias temáticas relacionadas com a convivência com as doenças”, indicou Carolina Lopes, vice-presidente da associação.

A MYOS

A MYOS é uma associação não médica sem fins lucrativos, fundada em 2003, com o objetivo de dar apoio aos doentes com fibromialgia e síndrome de fadiga crónica, sediada em Lisboa.

Atualmente com cerca de 2 mil sócios, é uma IPSS, desde 2012, e membro da Plataforma Saúde em Diálogo e da LPCDR – Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas. A nível internacional é membro da ENFA (European Network of Fibromyalgia Associates).