FIL com WiFi de alta densidade para o Web Summit

PT e Fundação AIP acordam estratégia para instalar na FIL e no CCL soluções tecnológicas avançadas em redes WIFI, Banda Larga Móvel, Email e outros serviços. Infraestruturas fundamentais para o Web Summit.

FIL com WiFi de alta densidade para o Web Summit
FIL com WiFi de alta densidade para o Web Summit. Foto: Rosa Pinto

A Portugal Telecom (PT) e a Fundação AIP celebraram uma “parceria estratégica para o fornecimento de WiFi de alta densidade para os espaços da FIL – Centro de Exposições e Congressos de Lisboa e do CCL- Centro de Congressos de Lisboa, em particular para o evento do Web Summit, que se realizará na FIL durante os próximos 3 anos, extensível a 5 anos”.

A parceria agora estabelecida vai possibilitar que a FIL e o CCL sejam dotados de soluções tecnológicas de vanguarda, “como o Advanced Email Marketing, Solução de Voz empresarial GlobalConnect”, bem como “da renovação de toda a rede de dados entre edifícios” e o upgrade “da rede local WAN e LAN”, refere comunicado da PT e AIP.

A PT vai fornecer uma solução de WiFi de alta densidade para a realização do Web Summit, mas a parceria estratégica irá garantir soluções tecnológicas de vanguarda, “durante os próximos 60 meses”, à Fundação AIP, entidade proprietária dos espaços da FIL e do CCL.

A rede WIFI de alta densidade a instalar na FIL é uma exigência do Web Summit que, como já se encontra estabelecido irá ser realizado, em novembro, naquele espaço. A PT irá “assegurar condições de cobertura WiFi de alta densidade e disponibilidade, adequadas ao nível e à dimensão internacional do evento”.

No Web Summit estão previstos que participem cerca de 50 mil pessoas e onde se espera venham a estar mais de 150 mil dispositivos a funcionar em simultâneo.

Em face da dimensão do evento a solução da PT irá ter uma alta disponibilidade e resiliência, em que “todas as componentes da solução são redundantes, garantindo a continuidade do serviço sem degradação da experiência de utilização, mesmo em situações intensivas de tráfego”.

A escalabilidade vai ser garantida através da “alocação dinâmica de recursos da rede que permite a adequação do serviço às exigências funcionais e dimensão de cada evento”.

“Inserida nesta solução WiFi de alta densidade, a PT irá disponibilizar à Fundação AIP um serviço de Advanced Email Marketing, que permitirá uma melhor interação com os clientes e visitantes, maximizando oportunidades de negócio”, indica em comunicado.

Para além da rede WIFI, do sistema de Email, e de uma rede de banda larga móvel, a PT vai ainda fornecer o serviço GlobalConnect que inclui “comunicações convergentes que integra voz fixa e móvel com funcionalidades de central telefónica virtual, um portal único que faculta à Fundação AIP total autonomia na configuração das funcionalidades e perfis de cada utilizador e no acesso a relatórios de atividade”.

A parceria, entre as duas entidades inclui ainda a renovação de todas as redes de dados existentes nos espaços da Fundação AIP “através de um update tecnológico das componentes core dos edifícios, abrangendo todos os postos de trabalho existentes”.

Atendendo às caraterísticas e dimensões da infraestrutura a instalar na FIL, bem como às atividades que aí têm lugar, a PT passará a designar essa infraestrutura por PT Meeting Center.