Filme do VidaMar Resort Hotel Algarve vence prémio de Melhor Filme de Turismo do Mundo

Comité Internacional de Festivais de Filmes e Turismo atribui prémio de Melhor Filme de Turismo do Mundo a “You Only Love Once”. Um filme promocional do VidaMar Resort Hotel Algarve.

Filme do VidaMar Resort Hotel Algarve vence prémio de Melhor Filme de Turismo do Mundo
Filme do VidaMar Resort Hotel Algarve vence prémio de Melhor Filme de Turismo do Mundo

O filme You Only Love Oncedo VidaMar Resort Hotel Algarve conquista o óscar dos filmes de turismo, atribuído pelo Comité Internacional de Festivais de Filmes e Turismo (CIFFT). A curta-metragem foi reconhecido como Melhor Filme de Turismo do Mundo.

Filmado maioritariamente no VidaMar Resort Hotel Algarve, “You Only Love Once” retrata todo o ambiente envolvente de serenidade, conforto, bem-estar, romance e sonho que se vive neste resort de cinco estrelas situado na Praia dos Salgados. O filme narra uma história repleta da magia do reencontro, sob o mote de que devemos voltar aos locais onde fomos felizes.

Com a produção da Lobby Films & Advertising, direção criativa e realização de Telmo Martins e argumento do guionista e ator Frederico Pombares, esta curta-metragem ganhou nove prémios nacionais e internacionais desde fevereiro nos principais festivais de cinema e turismo, terminando agora com a atribuição pelo CIFFT do título de Melhor Filme do Mundo, na categoria de Turismo e Serviços. Para o conseguir foi necessário convencer pela qualidade, criatividade e diferenciação, 15 júris internacionais em cada um dos festivais onde venceu, num total superior a 100 profissionais de 20 nacionalidades diferentes, com elevada experiência e reputação em Turismo, Promoção Turística e Publicidade, de entre mais de 3500 concorrentes.

“Quisemos desafiar o status quo do que é normalmente a promoção de um hotel e focar-nos no lado emocional, mostrando como abordamos cada hóspede individualmente de modo a fazer com que a sua estadia seja verdadeiramente gratificante. Invocar a saudade e a memória de sítios e momentos de felicidade, homenageando as bonitas histórias de vida e de amor de cada hóspede que já passou pelo hotel é a mensagem principal. A ideia de nos sentirmos em casa, mesmo quando estamos longe dela”, explicou Virgínia Saraiva, vice-presidente do Conselho de Administração do grupo português, citada em comunicado.

A responsável acrescenta que “este prémio tem uma dimensão ainda mais especial pelo ano tão difícil que o nosso setor atravessa, mostrando que Portugal é um destino único, com muitas valências, e que os nossos produtos têm um valor que conquista o mundo. É uma notícia muito boa não só para nós, como para o Algarve e para toda a indústria hoteleira, e esperemos que ajude na retoma de toda a atividade para o ano de 2021. Esta distinção enche de orgulho todos os envolvidos na produção, começando pela equipa operacional do VidaMar Hotel Algarve, como suporte e figuração, não esquecendo o mérito da equipa da Lobby Films & Advertising e do argumentista Frederico Pombares, que muito se empenharam para dar vida a este nosso projeto.”

“Vencer este importantíssimo circuito, e ter considerado como Melhor Filme de Turismo do Mundo um trabalho com direção criativa e produção da Lobby Films and Advertising, é o reconhecimento da nossa qualidade a nível mundial, quer técnica quer criativa. Com este projeto, a Lobby teve como objetivo dirigir criativamente e produzir um filme que, por um lado, apresentasse níveis de excelência técnica e, por outro, conseguisse associar a narrativa e estrutura cinematográfica a um filme corporativo. Queríamos produzir um filme que fosse cativante e emocionante para o espetador, um filme em que ele próprio se revisse e se deixasse envolver”, afirmou Telmo Martins, CEO, diretor criativo e realizador da Lobby Films and Advertising, também citado em comunicado.

O CIFFT foi criado em 1989 para celebrar e homenagear aquilo de que melhor se faz na área de marketing de turismo e serviços. O circuito deste prémio, o Grand Prix CIFFT Circuit, aglomera todos os festivais de filmes de turismo dos quatro principais continentes num só, tornando esta competição a mais prestigiada e reconhecida na área.

Em competição estiveram todos os filmes produzidos e lançados nos últimos dois anos, dividindo-se os prémios em várias categorias ou tipos de turismo como o cultural, gastronómico, sustentável, entre outros. As produções em competição foram premiadas ao longo do ano nos principais Festivais de Cinema de Turismo mundialmente e, no fim do ano, em Viena, os três filmes mais pontuados em cada uma das temáticas são premiados de acordo com a pontuação obtida.

Para além da valorização e reconhecimento da excelência e qualidade de projetos e marcas pelo mundo, a missão do CIFFT passa também por encorajar e dar a conhecer novos destinos, promovendo novos produtos e serviços através do poder da imagem.

Lista de prémios conquistados pelo “You Only Love Once” durante 2020:

  • Japan World’s Tourism Film Festival (Japão): BRONZE na categoria de turismo e serviços.
  • Terres Festival (Espanha): OURO na categoria de turismo e serviços.
  • New York Festivals TV & Film Awards (EUA): BRONZE na categoria de turismo.
  • International Tourism Film Festival (Turquia): OURO na categoria de turismo e serviços.
  • The Golden City Gate – Tourism Multimedia Award (Alemanha): BRONZE na categoria de hotel internacional.
  • Silafest’20 – International Festival of Tourism and Environmental Film (Sérvia): OURO, na categoria de turismo e serviços em hotéis e resorts.
  • Filmat (Polónia) – 1º prémio na categoria de turismo e serviços.
  • Art&Tur International Tourism Film Festival (Portugal) – 1º Prémio na categoria Hotéis e Resorts.
  • Amorgos Tourism Film Festival (Grécia) – OURO, na categoria de turismo e serviços.

Ficha técnica de “You Only Love Once”:

Produtora/ agência criativa: Lobby Films & Advertising
Realizador/ diretor criativo: Telmo de Campos Martins
Argumentista: Frederico Pombares
Diretor de fotografia: Pedro Azevedo
Atores: Philippe Leroux, Rita Revez, Susana Sá e Lucas Lins
Marca: VidaMar Resort Hotel Algarve