Finerge, produtora de energia eólica, instala-se em Matosinhos

Finerge, líder na produção de energia eólica em Portugal, instala-se em Matosinhos Sul, ocupando uma área de 1600 metros quadrados. O imóvel, em reabilitação, tem comercialização a cargo da especializada consultora imobiliária Predibisa.

Finerge, produtora de energia eólica, instala-se em Matosinhos
Finerge, produtora de energia eólica, instala-se em Matosinhos. Foto: DR

Com uma produção superior a 889 MW de energia eólica, a empresa Finerge vai transferir as instalações para um edifício localizado na nova Rotunda da Avenida D. Afonso Henriques e Rua Sousa Aroso, em Matosinhos Sul, onde passa a contar com uma área de 1600 metros quadrados.

A mudança de instalações é devida ao crescimento da empresa no mercado e a opção adotada foi a escolha do imóvel que se encontra atualmente em reabilitação e que possui uma área total de 4.000 metros quadrados. O edifício tem a comercialização assegurada pela especializada consultora imobiliária do Norte do País, a Predibisa.

A Geo Investimentos é o promotor do edifício, que é concebido para escritórios moduláveis entre 600 e os 4.000 metros quadrados. O promotor disponibiliza o espaço de acordo com o fitout previamente analisado e estudado com a Finerge adaptando o seu layout e otimizando o mesmo relativamente aos requisitos específicos desta empresa.

O edifício está localizado a escassos metros da Estação de Metro da Câmara de Matosinhos e com acessos rápidos a vias centrais como Estrada da Circunvalação, Via de Cintura Interna, A4 e A28, além de muito próximo do Porto de Leixões e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, pelo que possui grande visibilidade e privilegiadas acessibilidades, essenciais na decisão e escolha pela Finerge.

A Finerge, com sede atualmente no Porto, foi fundada em 1996, altura em que começou a desenvolver atividades de cogeração elétrica em Portugal, e atualmente é uma das empresas líderes no setor da produção de energia eólica.

Anualmente a Finerge com cerca de 500 aerogeradores instalados nas 40 Centrais Eólicas tem 889 MW em funcionamento, produzindo cerca de 1,77 TW/h por ano e desta forma evita a emissão de cerca de 800.000 toneladas de CO2.

A par das atividades de construção e exploração de centrais eólicas, a Finerge possui, desde 2007, um Centro de Despacho no Porto que faz a monitorização de todas as centrais eólicas em atividade, 24 horas por dia, todos os dias do ano.

A empresa adquiriu recentemente o projeto Âncora Wind, e justifica a mudança para maiores instalações e com mais condições para poder dar resposta a um trajeto de crescimento.

Neste processo de opção da Finerge esteve envolvido o departamento de escritórios da Predibisa que tem vindo a assumir um grande dinamismo na procura de soluções para as empresas dado atualmente a procura a exceder a oferta. A situação leva a consultora imobiliária a manter-se atenta à disponibilidade de imóveis apropriados para instalação de grandes empresas, quer para as que necessitam de se instalar pela primeira vez ou para as que necessitam de expandir a atividade na área do Grande Porto.

Graça Cunha, responsável pelo Departamento de Escritórios da Predibisa, considera que “o Porto continua a consolidar a sua atratividade neste mercado”, no entanto, referiu: “A escassez de produto compatível com o perfil atual da procura, obriga-nos a uma maior atenção e leva as empresas a ajustarem a procura a locais onde a sua instalação seja mais rápida e que conjuguem boas acessibilidades, estacionamento, infraestruturas de qualidade, estações de metro nas proximidades, enquadramento urbano e área para expansão.”