Fotografias dos bastidores do filme “Carga” no Mercado de Matosinhos

Bastidores do filme “Carga”, de Bruno Gascon, podem ser vistos no Mercado de Matosinhos. A partir do dia 2 de novembro, a exposição de fotografias de Luís Sistelo, permite alertar para o drama das vítimas de tráfico de seres humanos.

otografias dos bastidores do filme “Carga” no Mercado de Matosinhos
otografias dos bastidores do filme “Carga” no Mercado de Matosinhos

Uma exposição fotográfica sobre os bastidores do filme “Carga” está, a partir de 2 de novembro, no Mercado de Matosinhos. As fotografias, captadas por Luís Sistelo, durante os 54 dias de rodagem do filme, procuram alertar para o drama das vítimas de tráfico de seres humanos.

A exposição “Um Olhar Fotográfico sobre os bastidores do filme Carga”, é promovida pela Rede Regional do Norte de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos.

O filme “Carga”, de Bruno Gascon, onde participa a manequim de matosinhense, Sara Sampaio, estreia nas salas de cinema a 8 de novembro, e retrata o drama do tráfico de seres humanos.

A exposição, que reúne vinte das fotografias selecionadas das várias captadas por Luís Sistelo, procura dar a conhecer os bastidores do filme e sensibilizar os visitantes para o tema central do filme, vai estar disponível até 8 de novembro.

A Câmara Municipal de Matosinhos indicou, em comunicado, que a inauguração da exposição, conta, no dia 2 de novembro, com a presença da presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, e do Relator Nacional para o Tráfico de Seres Humanos, Manuel Albano.

A visita à exposição pode ser feita individualmente ou com o apoio e o enquadramento de técnicos da Rede Regional do Norte de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, no entanto, as visitas guiadas devem ser agendadas previamente através do e-mail redetshnorte@gmail.com ou do telemóvel 918654101.

“A atroz violação dos mais elementares direitos humanos, afeta milhões de pessoas todos os anos, sendo o tráfico de seres humanos (TSH) uma realidade com impacto económico comparável ao do tráfico de armas e de droga, e Portugal não está imune”, refere o comunicado da Autarquia, e acrescenta: “Em 2016, de acordo com Observatório do Tráfico de Seres Humanos do Ministério da Administração Interna, foram sinalizadas 264 presumíveis vítimas de TSH em Portugal, representando um acréscimo 68,8% relativamente ao ano anterior. Em 2017 foram confirmadas 118 vítimas.”

A Rede de Apoio e Proteção às Vítimas de TSH, sob coordenação da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), foi criada em 2013. Uma rede de que faz parte a Câmara Municipal de Matosinhos, e que tem “como missão combater o tráfico humano, apoiar as vítimas, sinalizar casos suspeitos e sensibilizar a comunidade para o problema.”