Fujifilm Portugal instala Service Center Ibérico de endoscopia em Vila Nova de Gaia

Fujifilm instala centro de serviços na área da endoscopia em Vila Nova de Gaia. O Centro que envolveu um investimento de cerca de meio milhão de euros, e que conta com 15 colaboradores, vai prestar serviços, numa primeira fase, à Península Ibérica.

Fujifilm Portugal instala Service Center Ibérico de endoscopia em Vila Nova de Gaia
Fujifilm Portugal instala Service Center Ibérico de endoscopia em Vila Nova de Gaia. Foto: Rosa Pinto

A Fujifilm Portugal apresentou, ontem, dia 27 de julho, o Service Center Ibérico de endoscopia, em Vila Nova de Gaia. Este Centro de Serviços vai garantir o acompanhamento dos negócios da Fujifilm na área do diagnóstico por imagem, com aplicações à endoscopia. Um serviço que a partir de Gaia vai, nesta primeira fase, abranger a Península Ibérica.

A instalação deste Centro de Serviços envolveu um investimento de meio milhão de euros, e levou à contratação de 15 profissionais qualificados, “um número que poderá aumentar num futuro próximo, passando a servir o mercado europeu no seu conjunto.”

Para o Grupo Fujifilm a área de cuidados de saúde representou, em 2017, um volume de negócios de 3,23 mil milhões de euros. A Fujifilm, além de sistemas médicos, “atua em áreas como Soluções de Imagem, Soluções Documentais e Soluções de Informação, apresentando um volume de negócios combinado de 19,5 mil milhões de euros.”

Agregando 277 empresas e mais de 78.500 colaboradores em todo o mundo, o Grupo Fujifilm tem cerca de 4.500 na Europa, em Portugal, a área de sistemas médicos conta com 33 colaboradores e garante cerca de 45% do volume de negócios da empresa no mercado nacional.

A Fujifilm tem vindo a desenvolver e a patentear diversas tecnologias de imagem aplicadas à saúde revolucionando os meios de diagnóstico por imagem, com aplicações à endoscopia e à imagiologia. Mas a empresa integra nestes equipamentos também sistemas de informação que permitem a gestão de todo o processo desde o exame até à visualização em mobilidade e em 3D.

Pedro Mesquita, Diretor Geral da Fujifilm para Portugal e Espanha, referiu que o Centro de Serviços de Vila Nova de Gaia vai “contribuir para o reforço do posicionamento técnico e científico na área dos cuidados médicos em Portugal, através da captação e retenção de talento e da partilha de projetos e conhecimento com a sede, em Tóquio.”

A instalação do Centro de Serviços em Vila Nova de Gaia deve-se as “vantagens competitivas e ambiente de desenvolvimento técnico e científico que a região apresenta”.