Fumadores têm maior risco de doenças oculares

Fumo do tabaco afeta a parte interna do globo e a superfície ocular. As cataratas e a degenerescência macular são doenças que aumentam com exposição ao fumo, e levar ao agravamento do glaucoma. Um alerta no Dia Mundial Sem Tabaco.

Fumadores têm maior risco de doenças oculares
Fumadores têm maior risco de doenças oculares. Foto: Rosa Pinto

“Os malefícios do tabaco associados a patologias cardiovasculares, pulmonares e à diabetes são constantemente abordados mas o que ainda não é do conhecimento da maioria da população é que uma das consequências da exposição ao fumo do tabaco é a ocorrência de problemas oculares”, esclareceu Manuel Monteiro Grillo, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).

O alerta sobre o impacto do fumo na saúde dos olhos é dado pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala no dia 31 de maio.

Manuel Monteiro Grillo explicou que “os fumadores, quer sejam ativos ou passivos, inalam substâncias tóxicas que chegam a todos os órgãos do corpo, através da corrente sanguínea, inclusive para o sistema ocular, podendo danificá-lo de forma irreversível. As cataratas e a degenerescência macular são dois exemplos de doenças oculares que aumentam com a exposição ao fumo do tabaco.”

“De notar que a exposição ao fumo do tabaco não afeta apenas a parte interna do globo ocular mas também a superfície ocular. Tanto pode interferir no filme lacrimal como também pode tornar-se num fator irritativo. As alterações vasculares que o fumo do tabaco provoca pode também levar ao agravamento do glaucoma,” acrescentou o presidente da SPO.

Como forma de assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, o presidente da SPO alertou para os malefícios do tabaco na saúde ocular, indicando que “o fumador tem maior probabilidade de desenvolver vários problemas, incluindo doenças de visão. É, por isso, também importante estar atento a esta relação perigosa entre o tabaco e saúde ocular.”