Fundação Calouste Gulbenkian lança Prémio de um milhão de euros

Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, anunciou, ontem, o lançamento do Prémio Calouste Gulbenkian para a Humanidade. O Prémio anual, no valor de um milhão de euros, vai em 2020 ser dedicado às Alterações Climáticas.

Fundação Calouste Gulbenkian lança Prémio de um milhão de euros
Fundação Calouste Gulbenkian lança Prémio de um milhão de euros. Isabel Mota, presidente da FCG. Foto: © TVEuropa

Na cerimónia que assinalou o 150º aniversário do nascimento de Calouste Sarkis Gulbenkian, a presidente da Fundação, Isabel Mota, anunciou o lançamento de um novo prémio, o Prémio Calouste Gulbenkian para a Humanidade, no valor de um milhão de euros.

O Prémio Calouste Gulbenkian para a Humanidade é de prioridade anual e vai reconhecer e ser “um incentivo a novas ideias que contribuam para melhorar o futuro do planeta”, e na primeira edição a atribuir em 2020 “vai ser dedicado às Alterações Climáticas”.

Isabel Mota referiu que o Prémio tem “uma ligação evidente com a venda da Partex”, pois “ao desinvestir nos interesses dos combustíveis fósseis e apoiar soluções que mitigam os efeitos das alterações climáticas” a Fundação vai ajudar “a reduzir o seu impacto ambiental”, como “a encontrar soluções que são inadiáveis”.