Fundação Calouste Gulbenkian: Portas Abertas – Rising Starts

Cinco concertos pelos Rising Stars, duas oficinas para famílias, um documentário, um concerto pelo Coro da Orquestra Estágio Gulbenkian e outro pela Camerata da Academia de Música de Lisboa, dia 19 de fevereiro, das 10h30 às 20h00, na FCG.

Fundação Calouste Gulbenkian: Portas Abertas – Rising Starts
Fundação Calouste Gulbenkian: Portas Abertas – Rising Starts. Armida Quartett © Felix Broede.jpg

Em vários espaços do edifício-sede da Fundação Calouste Gulbenkian, no domingo, dia 19 de fevereiro, das 10h30 às 20h00, com entrada livre, decorrem cinco concertos pelos jovens e promissores instrumentistas Rising Stars, duas oficinas para famílias, um documentário, um concerto pelo Coro da Orquestra Estágio Gulbenkian e outro pela Camerata da Academia de Música de Lisboa.

Um domingo completo para vários perfis de interesses é mais uma edição da iniciativa Portas Abertas da Gulbenkian Música para mais, um dia especial para visitar a Fundação e participar nas várias atividades de entrada livre que vão ter lugar ao longo de todo o domingo.

A Fundação Calouste Gulbenkian apresenta no domingo, 19 de fevereiro, cinco concertos com os músicos intitulados Rising Stars, uma nomeação da ECHO – European Concert Hall Organization, organização constituída pelas mais prestigiadas salas de concertos da Europa, entre as quais consta a Gulbenkian Música.

Rising Stars são jovens músicos de excecional talento que recebem formação no sentido de se tornarem mais aptos na gestão dos seus percursos artísticos. As suas atuações nos diversos palcos associados à ECHO constituem uma oportunidade de consolidar a sua experiência musical no período inicial das suas carreiras.

Nesta edição de Portas Abertas – Rising Stars, poderá ser escutada a formação Armida Quartett, os pianistas Christopher Park e Mariam Batsashvili, o clarinetista Horácio Ferreira e por fim a violinista Tamsin Waley-Cohen, cinco dos seis Rising Stars eleitos no âmbito das temporadas de música 2016-2017.

A par dos concertos Rising Stars, associam-se outros jovens artistas em diversas atividades e diferentes espaços. O Coro Estágio Gulbenkian apresenta-se em concerto com o pianista Jill Lawson, dirigido por Paulo Lourenço, e a Academia de Música de Lisboa propõe a descoberta de uma Camerata de jovens músicos com direção musical de Rui Fernandes.

Ao longo do dia, é exibido, em vários horários, o documentário op.ção, de Tiago Figueiredo, que relata o percurso do Estágio Gulbenkian para Orquestra em 2015, e têm ainda lugar duas oficinas de exploração musical para famílias, com o formador Nuno Cintrão.

Mais informações sobre o programa no site da Gulbenkian Música.