Fundação Repsol e INESC TEC no apoio a startups inovadoras

Fundação Repsol desafia startups inovadoras do setor da energia e da mobilidade a candidatarem-se ao Fundo de Empreendedores da Fundação. Cada startup é apoiada com 144 mil euros. Em Portugal vão contar também com o apoio do INESC TEC.

0
1
Partilhas
Edifício da Repsol
Edifício da Repsol. Foto: Repsol

Este ano, pela primeira vez, a Fundação Repsol abre candidaturas em Portugal, e tem como parceiro o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no projeto de apoio ao desenvolvimento de startups.

O protocolo de parceria entre as duas entidades é assinado a 20 de fevereiro, no Porto, no grande auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Na mesma data, entre as 14h00 e as 16h00, é também apresentado o programa de apoio às startups.

A Fundação Repsol vai apoiar cada uma das startups selecionadas, que apresente soluções inovadoras na área da indústria energética e química, da geração, distribuição e armazenamento de eletricidade e da mobilidade, com 144 mil euros a fundo perdido, num ano.

Para além do apoio a fundo perdido, cada uma das startups vai ter acesso a formação especializada, aconselhamento por uma equipa de mentores e acesso a possíveis investidores.

A Fundação Repsol através do seu Fundo de Empreendedores apoia startups em dois estados de desenvolvimento:

Projetostartups que estejam a desenvolver uma tecnologia e/ou um modelo de negócio inovador que já está a ser demonstrado num contexto controlado ou inclusive num ambiente real, e que ainda não tenham chegado à fase do planeamento comercial.

Ideias startups que estão num nível de desenvolvimento tecnológico e/ou de modelo de negócio mais precoce que o projeto.

As startups selecionadas na categoria ‘ideias’ são apoiadas durante um ano com 2.000 euros por mês, e no caso da categoria ‘projetos’, o processo de aceleração tem a duração de um ano, mas pode prolongar-se para um segundo ano.

As candidaturas estão abertas no http://www.fondoemprendedores.fundacionrepsol.com, até dia 31 de março, podendo submeter-se a seleção pequenas e médias empresas, e mesmo pessoas individuais que ainda não tenham constituído a empresa.

Os projetos ibéricos selecionados são anunciados em julho, e a partir daí apoiados financeiramente todos os meses. No caso dos empreendedores em Portugal vão ter também apoio dado pelo INESC TEC.

O concurso de 2017 da Fundação Repsol é o primeiro aberto a candidaturas em Portugal, mas é já o sexto da iniciativa de apoio a startups pelo Fundo de Empreendedores. Nos últimos cinco anos já foram apoiadas 37 startups, com quase 13 milhões de euros, que deram origem ao registo de mais de 30 patentes.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz