Fundação Repsol e INESC TEC no apoio a startups inovadoras

Fundação Repsol desafia startups inovadoras do setor da energia e da mobilidade a candidatarem-se ao Fundo de Empreendedores da Fundação. Cada startup é apoiada com 144 mil euros. Em Portugal vão contar também com o apoio do INESC TEC.

Edifício da Repsol
Edifício da Repsol. Foto: Repsol

Este ano, pela primeira vez, a Fundação Repsol abre candidaturas em Portugal, e tem como parceiro o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no projeto de apoio ao desenvolvimento de startups.

O protocolo de parceria entre as duas entidades é assinado a 20 de fevereiro, no Porto, no grande auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Na mesma data, entre as 14h00 e as 16h00, é também apresentado o programa de apoio às startups.

A Fundação Repsol vai apoiar cada uma das startups selecionadas, que apresente soluções inovadoras na área da indústria energética e química, da geração, distribuição e armazenamento de eletricidade e da mobilidade, com 144 mil euros a fundo perdido, num ano.

Para além do apoio a fundo perdido, cada uma das startups vai ter acesso a formação especializada, aconselhamento por uma equipa de mentores e acesso a possíveis investidores.

A Fundação Repsol através do seu Fundo de Empreendedores apoia startups em dois estados de desenvolvimento:

Projetostartups que estejam a desenvolver uma tecnologia e/ou um modelo de negócio inovador que já está a ser demonstrado num contexto controlado ou inclusive num ambiente real, e que ainda não tenham chegado à fase do planeamento comercial.

Ideias startups que estão num nível de desenvolvimento tecnológico e/ou de modelo de negócio mais precoce que o projeto.

As startups selecionadas na categoria ‘ideias’ são apoiadas durante um ano com 2.000 euros por mês, e no caso da categoria ‘projetos’, o processo de aceleração tem a duração de um ano, mas pode prolongar-se para um segundo ano.

As candidaturas estão abertas no http://www.fondoemprendedores.fundacionrepsol.com, até dia 31 de março, podendo submeter-se a seleção pequenas e médias empresas, e mesmo pessoas individuais que ainda não tenham constituído a empresa.

Os projetos ibéricos selecionados são anunciados em julho, e a partir daí apoiados financeiramente todos os meses. No caso dos empreendedores em Portugal vão ter também apoio dado pelo INESC TEC.

O concurso de 2017 da Fundação Repsol é o primeiro aberto a candidaturas em Portugal, mas é já o sexto da iniciativa de apoio a startups pelo Fundo de Empreendedores. Nos últimos cinco anos já foram apoiadas 37 startups, com quase 13 milhões de euros, que deram origem ao registo de mais de 30 patentes.