Fundo Revive Natureza: Segunda fase de Concursos de Estações Ferroviárias

Dez antigas estações ferroviárias no distrito de Bragança e duas no distrito de Viana do Castelo vão ser requalificadas e valorizadas para novas utilizações para fins turísticos. O concurso, no âmbito do Fundo Revive Natureza, está aberto até 21 de setembro de 2022.

Fundo Revive Natureza: Segunda fase de Concursos de Estações Ferroviárias
Fundo Revive Natureza: Segunda fase de Concursos de Estações Ferroviárias. Foto: Rosa Pinto

O Turismo Fundos – SGOIC, SA, lança 10 novos concursos para atribuição dos direitos de exploração, sobre imóveis do Domínio Público Ferroviário. Os concursos que vão estar abertos até dia 21 de setembro de 2022, são no âmbito do Fundo Revive Natureza, e envolvem as seguintes 12 estações:

Estação Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança e concelho de Freixo de Espada à Cinta

Estação de Bruçó, no distrito de Bragança e concelho de Mogadouro

Estação de Vilar do Rei, no distrito de Bragança e concelho de Mogadouro

Estação de Mogadouro, no distrito de Bragança e concelho de Mogadouro

Estação de Variz, no distrito Bragança e concelho de Mogadouro

Estação de Urrós, no distrito de Bragança e concelho de Mogadouro

Estação de Moncorvo, no distrito de Bragança e concelho de Torre de Moncorvo

Estação do Carvalhal, no distrito de Bragança e concelho de Torre de Moncorvo

Estação de Felgar e Estação de Fonte do Prado, no distrito de Bragança e concelho de Torre de Moncorvo

Estação de Ganfei e Estação de Senhora da Cabeça, no distrito de Viana do Castelo e concelhos de Valença e Monção

As 12 estações ferroviárias irão ser requalificadas e valorizadas para novas utilizações para fins turísticos. O objetivo é promover o desenvolvimento regional e local.

As novas utilizações das estações ferroviárias irão ficar sujeitas a várias regras de utilização e de gestão em rede, como o uso da marca Revive Natureza, o consumo de produtos locais, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território.

No âmbito do Protocolo de 29 de setembro de 2020, entre a IP Património e o Fundo Revive Natureza, foi assinado o Acordo Preparatório que regula a atribuição, pela IP Património ao Fundo Revive Natureza, dos poderes necessários para que seja possível lançar os concursos para a atribuição de direitos de subconcessão das estações de caminho de ferro com vista à sua requalificação e reabertura no contexto de atividades económicas relacionadas com o turismo.

“Com estes 10 novos concursos, hoje apresentados em Valença, a Turismo Fundos já lançou, no âmbito do Fundo Revive Natureza, um total de 55 concursos, dos quais 39 respeitantes, essencialmente, a antigos postos fiscais e casas de guardas-florestais e 16 relativos a estações de caminho-de-ferro desativadas, revelando, assim, que este Fundo tem promovido a sua atividade de forma consistente, em resultado do interesse manifestado pelos privados” referiu Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, do Comércio e Serviços, citada em comunicado.

A secretária de Estado acrescentou: “O Revive Natureza permite que estas estações, que se encontram devolutas e inativas há décadas, ao serem requalificadas e promovidas de forma integrada na rede Revive Natureza para serviços de alojamento, restauração, equipamentos e atividades de animação e lazer, com características inovadoras e sustentáveis, irão contribuir para dar vida aos territórios, dinamizando as economias locais e regionais”.