Galgo no Super Bock Super Rock a 19 de julho

Galgo no Festival Super Bock Super Rock na Herdade do Cabeço da Flauta, Meco, em Sesimbra ao Meco, no Palco LG by Rádio SBSR a 19 de julho.

Galgo no Super Bock Super Rock a 19 de julho
Galgo no Super Bock Super Rock a 19 de julho

Um dos projetos mais interessantes no que ao rock português diz respeito, os Galgo são quatro: Miguel Figueiredo (guitarrista), Alexandre Moniz (guitarrista), João Figueiras (baixista) e Joana Baptista (baterista).

Como tantas vezes acontece nestas coisas da música, os membros da banda conheceram-se ainda no liceu, onde partilharam discos e as primeiras descobertas musicais. Influenciados num primeiro momento por nomes como os ArcticMonkyes ou TheStrokes, os Galgo estrearam-se em 2015 com o lançamento do EP5.

Ganharam um prémio atribuído pela Associação Portuguesa de Festivais de Música que lhes permitiu uma presença no Sziget Festival na Hungria, experiência que os marcou profundamente e contribuiu para o crescimento da banda.

Em 2016 editaram o disco de estreia, “Pensar faz emagrecer”. Notavam-se as influências do pós-rock, um toque de afrobeat e de bandas como os portugueses PAUS ou os norte-americanos Battles.

Mas também se notava uma linguagem própria, uma linguagem Galgo. E isso fica ainda mais evidente em “Quebra Nuvens”, o disco editado em 2018. E o título parece uma descrição daquilo que podemos ouvir no disco: duro, às vezes tribal, mas também um tanto atmosférico em outros momentos, sempre na medida certa. Temas como “Banho Quente” e “Tira-teimas” são marcas do talento dos Galgo.