Garcia Garcia constrói novo centro de investigação da FairJourney Biologics no Porto

A biotecnológica FairJourney Biologics vai ter um novo centro de investigação no Porto. A obra integralmente a ser realizada pela construtora Garcia Garcia ocupa uma área de construção de 8100 metros quadrados e vai possuir 140 laboratórios.

Garcia Garcia constrói novo centro de investigação da FairJourney Biologics no Porto
Garcia Garcia constrói novo centro de investigação da FairJourney Biologics no Porto

A FairJourney Biologics, empresa de biotecnologia e um dos líderes mundiais na descoberta, engenharia e produção de anticorpos, vai ter um novo centro de investigação na cidade do Porto. A obra foi confiada à Garcia Garcia, construtora especializada no design and build de edifícios industriais, logísticos e de serviços.

A construtora é responsável pelos projetos de arquitetura e engenharia, assim como pela execução da obra. Com este investimento FairJourney vai poder continuar no seu processo de progresso científico.

O projeto deverá estar concluído no mês de maio, e ditará a construção de um centro de investigação de referência mundial, na área das Ciências e da Biologia. A FairJourney que foi fundada em 2012, atua atualmente à escala global e presta serviços para um vasto número de empresas farmacêuticas, nomeadamente, ao nível da descoberta e desenvolvimento de anticorpos, destinados ao tratamento de doenças.

Entre as linhas de investigação desenvolvidas por esta biotecnológica constam, por exemplo, as doenças oncológicas, cardiovasculares, autoimunes e algumas doenças raras. Integram a FairJourney uma vasta equipa de investigadores e cientistas, que tem como principais clientes alguns dos maiores laboratórios farmacêuticos internacionais. Atualmente é líder mundial na investigação de medicamentos com base em anticorpos.

Arquitetura arrojada e eficiência

O novo edifício à face da Avenida AEP, uma das principais artérias de entrada na cidade do Porto, possui um dos aspetos diferenciadores na sua componente arquitetónica arrojada. Uma obra que pautará a paisagem envolvente e contribuirá para renovar a linha urbana da entrada no Grande Porto. Esta marcante arquitetura teve como inspiração a identidade da Fairjourney Biologics.

Tendo como referência a atividade da empresa, o projeto de arquitetura desenvolveu toda a fachada do edifício com inspiração no anticorpo IgG1, uma das fontes do trabalho de investigação da biotecnológica portuense. Assim, foi concebida uma fachada irreverente, marcada pela imponência dos painéis pré-fabricados de betão branco tridimensionais, destacados por vários pontos de luz. Este projeto possibilitou à Garcia Garcia desenvolver e criar pormenores arquitetónicos relacionados com o core business do cliente, o que se traduziu num resultado final esteticamente singular.

O novo centro de investigação, com uma área de construção de 8100 metros quadrados, será composto por várias áreas funcionais. Com 140 laboratórios, o foyer, salas de reuniões e as áreas sociais. Em evidência estão ainda os vários pátios exteriores espalhados pelo edifício, que se destacam inclusive na fachada do edifício, permitindo descobrir pequenos espaços ajardinados. Um dos ex-libris do edifício é o pátio interior presente no rés-do-chão, de onde é possível contemplar nos vários ângulos do centro. Com um total de sete pisos, o edifício agregará três deles abaixo da cota da soleira e quatro acima.

Os colaboradores da FairJourney encontrarão neste novo centro todas as condições necessárias à sua atividade profissional, com laboratórios altamente equipados, assim como espaços verdes e áreas de lazer destinadas a promover o seu bem-estar.

O edifício vai ser equipado com um sistema de eficiência energética, através de produção de energia fotovoltaica, o que permite o aproveitamento da energia solar para reduzir o seu impacto ambiental. Foram ainda aplicadas soluções de pavimentação exterior permeáveis, cobrindo grande parte da área com relva. Outra premissa passou por manter as árvores que já existiam no local, tendo sido adotadas medidas de conservação e proteção das mesmas durante a execução da obra.