Garland movimenta por ano três milhões de pares de calçado ECCO

Empresa portuguesa Garland movimenta já 15% das vendas anuais da marca de calçado dinamarquesa ECCO, em todo o mundo. A ECCO possui fábricas em Portugal, China, Indonésia, Eslováquia, Tailândia e Vietname.

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Garland movimenta por ano três milhões de pares de calçado ECCO
Garland movimenta por ano três milhões de pares de calçado ECCO. Foto: DR

A Garland Logística movimenta anualmente cerca de três milhões de pares de calçado da ECCO. O calçado é produzido na fábrica portuguesa da marca ECCO, líder mundial no fabrico e comercialização de calçado com tecnologia de injeção direta, em São João de Ver.

A experiência-piloto entre as duas empresas teve início em 2013 e atualmente a Garland movimenta o correspondente a 15% das vendas anuais da multinacional de calçado, o que coloca a ECCO como um dos três maiores clientes da empresa Garland Logística. Uma empresa do Grupo português com mais de 240 anos, que ocupa atualmente parte muito significativa do armazém do Centro Logístico da Maia II.

A marca ECCO possuiu, para além da fábrica em Portugal, que teve início, em 1984, mas que encerrou em 2009, para reabrir em 2012, fábricas na China, Indonésia, Eslováquia, Tailândia e Vietname. A fábrica em Portugal é a mais antiga da empresa ECCO.

A Garland assegura atualmente todo o processo Logístico de Outbound da ECCO Portugal. Por ano, recebe cerca de 32.000 paletes de calçado com origem na fábrica de São João de Ver. Os sapatos são armazenados e objeto de serviços de valor acrescentado, ou seja, controlo unitário através de código de barras, para garantir a fiabilidade total da encomenda, várias personalizações, através de etiquetagem, e posteriormente são expedidos, na sua totalidade, para lojas de todo o mundo.

A ECCO vende os produtos em lojas próprias, contando atualmente com 2.200, e shop-in-shops em mais 14.000 pontos de venda em 90 países. Uma condição que eleva os padrões de exigência do nível de serviço logístico, e exige da Garland a alocação de “recursos em permanente comunicação e trabalho de equipa com o cliente, de forma a garantir as performances logísticas necessárias para o seu negócio.”

Ricardo Sousa Costa, administrador do Grupo Garland responsável pela unidade de negócio da Logística, referiu: “A proximidade de Portugal aos mercados-chave europeus é, para a ECCO, cada vez mais importante. Por esta razão, aquando da reabertura da ECCO em São João de Ver, em 2012, a multinacional compreendeu desde logo as oportunidades do Outsourcing Logístico, face ao aumento da competitividade dos mercados.”

O responsável pelo Grupo Garland esclareceu que a partir do primeiro encontro entre as duas empresas “resultou a construção de uma sólida parceria que perdura até ao presente e temos confiança que se poderá desenvolver ainda mais no futuro.”

Rui Pinto, Supply Chain Director da ECCO, esclareceu: “No momento em que foi desenhada a estratégia para a Supply Chain da ECCO Portugal, em 2012, optámos for ter internamente uma equipa forte em competências específicas para a produção de calçado – compras, planeamento e gestão da logística internacional –, e procurámos encontrar empresas especialistas em outras áreas com quem fosse possível desenvolver um trabalho em parceria.”

A ECCO procedeu a “um processo de seleção de um operador logístico que pudesse realizar a nossa operação de armazenagem e distribuição do calçado produzido em Portugal para os nossos clientes que estão espalhados por todo o mundo. Neste caso específico, a solução de outsourcing permite-nos uma melhor resposta à forte sazonalidade do negócio, maior flexibilidade na variabilidade das operações a realizar, nomeadamente serviços de valor acrescentado para os clientes, e ainda a redução do investimento inicial em instalações e equipamentos”, referiu Rui Pinto.

Das empresas concorrentes e avaliadas a Garland foi a selecionada, dado que, referiu o responsável da ECCO, apresentava capacidade para “realizar o serviço com a complexidade e o nível de exigência pretendido”. Agora passado cinco anos de colaboração as soluções encontradas “permitiram melhorar a eficiência das operações” e dar “resposta aos novos requisitos que foram surgindo”, um trabalho conjunto de uma parceria que “tem que ser considerada bem positiva“, concluiu Rui Pinto

Vantagens do outsourcing logístico

Ao nível da gestão, a Logística em Outsourcing permite ao cliente concentrar-se no seu core business, podendo, assim, optar por uma empresa especializada no ramo e cujo know-how está em permanente evolução, facultando uma maior capacidade de resposta às suas necessidades logísticas.

O Outsourcing Logístico assegura, de igual modo, uma maior flexibilidade, bem como a redução dos custos fixos, uma vez que permite transformá-los em custos variáveis. “Neste momento, a fábrica da ECCO em Portugal é uma das poucas do grupo a recorrer a Outsourcing na Logística, já que a esmagadora maioria das outras unidades possuem este serviço integrado” esclareceu Ricardo Sousa Costa.

A Garland Logística tem atualmente uma forte orientação para o setor da moda, nomeadamente nos setores têxtil, calçado e acessórios, tendo, no ano passado, movimentado cerca de 7 milhões de peças de roupa, 200 mil das quais penduradas e cerca de 3 milhões de pares de calçado, nos seus mais de 80.000 m2 de centros logísticos dispersos pelo país, desde Cascais (Abóboda), Marinha Grande, Mealhada, Aveiro, Vila Nova de Gaia e Maia.

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