Glaucoma continua a ser uma das principais causas de cegueira a nível mundial

Glaucoma continua a ser uma das principais causas de cegueira a nível mundial
Glaucoma continua a ser uma das principais causas de cegueira a nível mundial. Foto: DR

O glaucoma permanece como uma das principais causas de cegueira a nível mundial, a conclusão é de um estudo já publicado na revista “Nature”, do Real Colégio Britânico de Oftalmologia. No estudo participara optometristas portugueses e da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).

Dados do estudo indicam que entre 2000 e 2020, o glaucoma foi responsável por 8,40% dos casos de cegueira, que no mundo correspondeu a 3,61 milhões de pessoas cegas, e por 1,4% das deficiências visuais, que corresponde a 4,1 milhões de pessoas.

O glaucoma é o nome atribuído a um conjunto de condições que se caracterizam por neuropatia do nervo óptico. Frequentemente é uma condição assintomática com perda progressiva de campo visual não detetada até ser demasiados tarde. Por este motivo é a causa de incapacidade visual irreversível mais prevalente a nível global”, afirmou Raúl de Sousa, Presidente da APLO, citado em comunicados da Associação.

Atualmente são conhecidas as causas do glaucoma a que estão associadas fatores de risco já identificados como a existência de uma história familiar de glaucoma, a miopia, a hipertensão arterial e a diabetes.

A maioria das pessoas apresentam uma visão normal durante uma parte das suas vidas, já que a prevalência do glaucoma antes dos 35 anos é baixa. A perda de visão ocorre mais frequentemente a partir dos 40 e já não pode ser recuperada. Por esse motivo, o diagnóstico precoce é a chave para a prevenção da incapacidade visual. As pessoas devem fazer pelo menos uma vez por ano, uma avaliação à saúde da sua visão” concluiu Raúl de Sousa.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, em Portugal, cerca de 200 mil pessoas apresentam hipertensão intraocular e destas um terço sofre de glaucoma. Cerca de seis mil podem evoluir para cegueira irreversível e/ou degradação acentuada do campo visual.