Glaucoma: riscos, prevenção e tratamento para evitar a cegueira irreversível

Médicos especialistas alertam para medidas de prevenção e tratamento do glaucoma. Conhecer os sintomas e os riscos do glaucoma poderá salvar a visão de uma doença que é a primeira causa de cegueira irreversível.

Glaucoma: riscos, prevenção e tratamento para evitar a cegueira irreversível
Glaucoma: riscos, prevenção e tratamento para evitar a cegueira irreversível

O glaucoma afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é a primeira causa de cegueira irreversível no mundo. Centros médicos e especialistas da visão têm vindo a alertar e a incentivar uma maior compreensão sobre a doença.

A especialista médica, Visanee Tantisevi, do Departamento de Oftalmologia, Faculdade de Medicina, Universidade Chulalongkorn e do Hospital Memorial King Chulalongkorn esclareceu que “o glaucoma é um perigo que geralmente não apresenta sintomas iniciais. No entanto, se os pacientes estiverem atentos ao verificar sua saúde ocular e consultarem regularmente o seu oftalmologista para fazer um check-up e receber tratamento em seu estágio inicial, a perda de visão causada pelo glaucoma pode ser evitada”.

“O glaucoma é uma condição ocular em que o nervo ótico e as fibras circundantes são danificados, seguidos de atrofia ótica, levando a visão turva e cegueira se não for tratada. Embora um fator de risco comum seja a alta pressão ocular, alguns pacientes cuja pressão ocular é baixa também podem ter glaucoma, que pode ser causado por outros fatores. A maioria dos casos de glaucoma não apresenta sintomas e pode ser detetada durante um check-up de rotina ou por acidente. Pacientes que fazem o teste quando já apresentam sintomas, principalmente perda de visão, tendem a ter um estágio avançado de glaucoma”, explicou Visanee Tantisevi.

A especialista esclareceu que “as pessoas com risco de glaucoma são as de mais de 40 anos, que têm pressão ocular anormalmente alta, têm parentes diretos com glaucoma, têm miopia ou presbiopia extrema, incluindo pessoas que sofreram acidentes envolvendo os olhos e aquelas que costumam usar esteroides, especialmente colírios”.

As pessoas do grupo de risco, independentemente da idade, são aconselhadas a “consultar um oftalmologista para um check-up de rotina pelo menos uma vez ao ano, a fim de detetar a condição precocemente ou em estágio inicial. Quanto mais cedo o glaucoma for detetado, melhores são as chances de um tratamento rápido. O objetivo é retardar ou interromper a progressão da doença, evitando que chegue a uma fase perigosa que pode causar cegueira.”

“Existem muitas formas de tratar e controlar o glaucoma, nomeadamente colírios redutores de pressão, tratamento a laser, cirurgia, etc. Atualmente, o mundo médico ainda não aceita suplementos alimentares, ervas ou massagens oculares duras como tratamentos para o glaucoma devido à falta de evidências empíricas substanciais em apoio à eficiência de tais tratamentos. Portanto, cautela e discrição rigorosas são necessárias ao cuidar dos olhos. Se houver suspeita que pode estar em risco de glaucoma, consultar um oftalmologista é a opção ideal.