“Global Mobility 2022” analisa setor da mobilidade

Conferência “Global Mobility 2022”, a 5 e 6 de setembro, em Lisboa, analisa desafios da mobilidade como, a IA, Big Data e I&D no setor, a influência das Infraestruturas no veículo Autónomo e Conectado e as opções entre veículos elétricos ou a hidrogénio.

“Global Mobility 2022” analisa setor da mobilidade
“Global Mobility 2022” analisa setor da mobilidade

As novas tendências do setor da mobilidade vão ser analisadas na conferência “Global Mobility 2022”, que irá decorrer dia 5 e 6 de setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A conferência é organizada pela Mobinov – Associação do Cluster Automóvel de Portugal.

O evento arranca a 5 de setembro com uma sessão de abertura, que estará a cargo de Jorge Rosa (Mobinov), José Couto (AFIA) e Hélder Pedro (ACAP), seguindo-se depois a apresentação do Guia de Boas Práticas, GPS PME AUTO, feita por Pedro Silva (OPCO). Ainda da parte da manhã, haverá espaço para refletir sobre o papel da Inteligência Artificial (IA) e da Big Data, na indústria automóvel, com Germano Veiga (INESC TEC), Nuno Flores (INTROSYS), Luís Bastos (SIEMENS) e Rui Bonifácio (Continental Engineering and Services), moderados por Jorge Castro (ZF Group).

Na tarde do dia 5 de setembro estão programadas apresentações por António Lucas Soares (INESC TEC) e Fernando Machado (Mobinov), a Plataforma Observatório Automóvel. De seguida, Carlos Ribas (BOSCH), Júlio Grilo (SIMOLDES), Nuno Mendonça (Universidade de Coimbra) e Pedro Lima (Técnico de Lisboa), orientados por Helena Gouveia (ISQ), irão explorar a importância da investigação e desenvolvimento (I&D) para o setor.

Ainda no mesmo dia decorrerá o painel “Infraestruturas: Uma Barreira para o veículo Autónomo e Conectado?”, a ser conduzido por Artur Mateus (Instituto Politécnico de Leiria) e que irá ter intervenções de João Figueiredo (Infraestruturas de Portugal), Ricardo Santos (Critical Techworks) e Susana Sargento (Universidade de Aveiro). O secretário de Estado da Economia, João Neves, irá encerrar o primeiro dia da conferência.

No dia 6 de setembro, a abertura irá ser feita por Nuno Mangas (COMPETE 2020), seguindo-se um debate sobre a “Importância da Qualificação dos Recursos Humanos no âmbito da twin transition”, uma exposição que terá no seu painel o moderador Pedro Silva (OPCO) e os oradores Catarina Paralta (SGS), João Costa (ATEC), Patrícia Oliveira (IAPMEI) e Patrícia Villas-Boas (Schmidt Light Metal).

A grande temática da sustentabilidade também será explorada, com uma discussão sobre os veículos elétricos ou a hidrogénio (serão estes rivais ou complementares?), que será conduzida por António Luís Moreira (Técnico de Lisboa) e terá como intervenientes Luís Barroso (MOBI.E), Tiago Freitas (AVL Ibérica) e Vasco Amorim (UTAD).

Fará parte da “Global Mobility 2022” um painel “Soluções de Mobilidade: Economia Partilhada”, a ser moderado por Hélder Pedro (ACAP) e que contará com a presença de Miguel Pinto (Continental Advanced Antenna), Paulo Humanes (CEiiA), Ricardo Coelho (RANGEL) e Ricardo Vitorino (UBIWHERE). Finalmente, Ana Reis (INEGI), Catarina Dias (TMG AUTOMOTIVE) e José Amaral (ValorCar), orientados por António Lorena (3 DRIVERS), que irão refletir sobre a economia circular na indústria automóvel.

A “Global Mobility 2022” é uma das várias iniciativas a realizar no âmbito do projeto Observatório Automóvel e conta com o apoio da ACAP – Associação Automóvel de Portugal e da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel.