GoLiveClip, tecnologia inovadora portuguesa na MEDICA, na Alemanha

Tecnologia inovadora desenvolvida no Fraunhofer Portugal AICOS, no Porto, permite ajudar os idosos a serem mais autónomos. GoLiveClip esteve exposto na MEDICA, a maior feira do sector médico do mundo, que se realiza na Alemanha.

GoLiveClip, tecnologia inovadora portuguesa na MEDICA, na Alemanha
GoLiveClip, tecnologia inovadora portuguesa na MEDICA, na Alemanha. Foto: DR

A tecnologia ‘made in’ Portugal, GoLiveClip, esteve exposta na MEDICA, a maior feira médica do mundo. O dispositivo GoLiveClip é orientado para melhorar a saúde do utilizador, com especial referência aos mais idosos, dada a quantidade de informação de auxílio e os alertas produzidos.

O dispositivo GoLiveClip, que foi desenvolvido pelo centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS, no Porto, em parceria com a empresa holandesa Gociety Solutions, permite ao utilizador alertar contactos de emergência através de um botão de alerta, regista a atividade física diária, e consegue detetar e até avaliar o risco de quedas.”

O Fraunhofer Portugal AICOS tem vindo a focar-se em investigação aplicada no âmbito do Ambient Assisted Living (AAL). Esta orientação permite criar soluções ou ferramentas indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, tanto mais que o aumento da expetativa de vida dos portugueses coloca diversos desafios no âmbito da assistência na saúde.

O dispositivo wearable está ligado à GoLivePhone app, que está disponível no Google Play, sendo compatível com smartphones com Bluetooth e Android 5.1, ou versão mais recente. Esta app oferece várias funcionalidades, como chamadas para contactos de emergência, alertas para a toma de medicamentos, e localização GPS, entre outras.

O Smart Companion, uma aplicação Android desenhada especificamente para colmatar as necessidades da população sénior, e os Pandlets, sensores de movimento para dispositivos sem fios, que permitem a monitorização de atividade física, a deteção de quedas, e localização por GPS, foram desenvolvidos no centro de investigação Fraunhofer do Porto.

A criação do GoLiveClip “reforça o papel do Fraunhofer Portugal AICOS como um forte parceiro da indústria, capaz de levar a cabo investigação aplicada com utilidade direta para os seus parceiros e clientes, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus utilizadores finais.”

A MEDICA reuniu, em Düsseldorf, na Alemanha, mais de 5.000 expositores internacionais que apresentaram os seus novos produtos e aplicações inovadoras no âmbito do setor médico. No entanto, o dispositivo wearable GoLiveClip mereceu destaque na imprensa alemã que o distinguiu como uma das soluções mais interessantes da feira, e apresentou-o como uma ferramenta que pode “ajudar a resolver os problemas dos pacientes e, simultaneamente, diminuir o esforço diário dos profissionais de saúde.”