Governo abre concurso para reserva de recrutamento para mil técnicos superiores

Concurso para reserva de recrutamento para Administração Pública abre dia 20 de outubro. O concurso é para mil técnicos superiores nas áreas jurídica, económica, financeira, de gestão patrimonial e de planeamento e controlo e avaliação de políticas públicas.

Governo abre concurso para reserva de recrutamento para mil técnicos superiores
Governo abre concurso para reserva de recrutamento para mil técnicos superiores. Foto: Rosa Pinto

O Governo abre no dia 20 de outubro de 2023 procedimento concursal centralizado para constituir uma bolsa de reserva de pessoal para contratação futura de 1.000 novos técnicos superiores para suprir as necessidades dos serviços da Administração Pública.

Com esta medida o Governo indica que se destina ao rejuvenescimento e capacitação da Administração Pública. O procedimento concursal centralizado será realizado anualmente, de acordo com as necessidades sinalizadas pelos serviços, procurando atrair recursos humanos qualificados e revitalizar o corpo técnico da Administração Pública, indica o Governo, em comunicado.

O procedimento de 2023 para a constituição de reservas de recrutamento pode ser consultado no site www.empregopublico.gov.pt, e abrange áreas da Administração Pública, como jurídica, económica, financeira, de gestão patrimonial e de planeamento, controlo e avaliação de políticas públicas.

Os interessados devem proceder à candidatura, exclusivamente por online, no portal do Emprego Público, com a apresentação de uma única candidatura, concorrer a vários postos de trabalho em diferentes órgãos e serviços.

A bolsa de reserva de recrutamento permite à Administração Pública proceder à contratação de trabalhadores na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, por tempo indeterminado ou a termo resolutivo, desde que os candidatos manifestem disponibilidade para ocupar esses postos de trabalho.

Com esta medida o Governo indica que pretende “estimular a participação de jovens recém-licenciados nos processos de recrutamento da Administração Pública, os concursos centralizados serão lançados anualmente após ser recolhida a informação relativa as necessidades dos serviços e conclusão do ano letivo.”