Governo apoia realização de queimadas em Vila Real, Viseu e Guarda

No concelho de Castro Daire a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais já apoiou queimadas em cerca de 100 hectares de áreas identificadas pelos pastores. Estão a ser desenvolvidas ações noutros concelhos.

Governo apoia realização de queimadas em Vila Real, Viseu e Guarda
Governo apoia realização de queimadas em Vila Real, Viseu e Guarda. Foto: © Rosa Pinto

A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) está a apoiar a realização de queimadas nos distritos de Vila Real, Viseu e Guarda. O objetivo da iniciativa é poder reduzir as áreas ardidas que possam ocorrer durante o verão de forma desregulada.

Incêndios desregulados em áreas onde existe uma forte relação entre o uso tradicional do fogo e a atividade de silvopastorícia podem transformar-se em incêndio severos e atingirem outras áreas.

O distrito de Viseu foi escolhido como piloto para desenvolver o processo de acompanhamento e apoio aos pastores. O processo teve início em outubro de 2019 e tem vindo a ser “direcionado para áreas com necessidade de renovação de pastagens e melhoria dos habitats e onde a população rural tem uma perceção errada do risco e das condições do meio envolvente”.

No caso de Castro Daire até agora já foram realizadas 4 ações para renovação, aproximadamente de 100 hectares de pastagens, em áreas identificadas pelos pastores. As ações foram realizadas por equipas dos Bombeiros de Castro Daire, Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal de Viseu e Dão Lafões, e tiveram o apoio da Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva e Força Especial de Proteção Civil (FEPC), Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS), com suporte logístico do Município de Castro Daire.

No distrito de Vila Real, nos concelhos de Montalegre e Vila Pouca de Aguiar foram queimados cerca de 15 hectares estando identificados pelos pastores cerca de 550 hectares. Ações que vão ser realizadas por equipas operacionais compostas por elementos dos Corpos de Bombeiros, Brigadas e Sapadores Florestais, Força Especial de Proteção Civil (FEPC) e Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS), com apoio das Associações de Produtores Florestais e Municípios locais.

Com esta iniciativa, a AGIF pretende incentivar processos cooperativos e colaborativos entre as entidades que fazem parte do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, numa ação focada nas causas dos problemas pela via da conciliação de interesses e operacionalização da prevenção, e garantir a diminuição do risco de incêndio.

Equipa do projeto de queimadas

A equipa de projeto é constituída por entidades com representação distrital, regional e municipal, como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Direção Regional de Agricultura Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Guarda Nacional Republicana (GNR), as Comunidades Intermunicipais (CIM), as Organizações de Produtores Florestais, Corpos de Bombeiros e Autarquias, Estas procederam à definição de territórios prioritários nos diversos concelhos, procurando dar resposta aos problemas que foram identificados pelas comunidades locais.