Governo contratualiza serviços de saúde com setor social em 187,3 milhões de euros

Mais de 187,3 milhões de euros foram autorizados pelo Governo para a prestação de cuidados de saúde para serem contratualizados com entidades do setor social. Objetivo é aumentar a capacidade de resposta às necessidades em saúde dos utentes do SNS.

Governo contratualiza serviços de saúde com setor social em 187,3 milhões de euros
Governo contratualiza serviços de saúde com setor social em 187,3 milhões de euros. Foto: © Rosa Pinto

Para a prestação de cuidados de saúde o Governo aprovou a realização de despesa plurianual no valor global de 187.361.004,00 euros. Os cuidados de saúde vão ser prestados através de 12 acordos de cooperação a estabelecer com entidades do setor social, sendo 10 na Região de Saúde do Norte, com a duração de 5 anos, 1 no Região de Saúde do Centro, com a duração de 3 anos e 1 na Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, com a duração de 3 anos.

Em comunicado o gabinete da Ministra da Saúde indica que “esta manutenção de colaboração entre entidades do setor social e o Serviço Nacional de Saúde, a par dos restantes acordos celebrados com as Administrações Regionais de Saúde, permite aumentar a capacidade de resposta às necessidades em saúde dos utentes do SNS abrangidos, designadamente, através do aumento do número global de consultas e cirurgias realizadas, e, no caso do Acordo com o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, do acesso a prestações especializadas de cuidados”.

O comunicado refere que no entender do Governo este é “um importante marco na garantia de acesso e ampliação da capacidade disponível para prestação de cuidados de saúde em proximidade, que o Ministério da Saúde e as suas instituições continuam empenhados em promover e garantir às populações”.