Governo vai defender Camisola Poveira

Governo quer que a comunidade poveira seja compensada pela apropriação indevida de um bem da cultura portuguesa, a Camisola Poveira. Ministra da Cultura, tomou a iniciativa de solicitar a identificação das vias judiciais e extrajudiciais ao dispor do Estado.

0
Governo vai defender Camisola Poveira
Governo vai defender Camisola Poveira. Foto: Wikipedia

Depois de uma estilista americana ter colocado à venda, no seu website, uma Camisola Poveira e indicando que se tratava de uma criação sua com base numa recolha no México. Uma reação dos portugueses obrigou a que a estilista viesse, através das redes sociais pedir desculpa aos portugueses.

Agora, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, tomou a iniciativa de solicitar a identificação das vias judiciais e extrajudiciais ao dispor do Estado português para defender a camisola poveira enquanto património cultural português, refere comunicado do Ministério da Cultura (MC).

O Governo indica que é uma prioridade a valorização, proteção, preservação e salvaguarda do património imaterial português. Um património que é um importante ativo cultural e económico.

Para a proteção do património cultural o Governo aprovou recentemente a Estratégia Nacional para o Saber Fazer Português e indica que está, neste momento, a criar a Associação para o Saber Fazer.

Após ter tomado conhecimento das suspeitas de uma eventual apropriação abusiva de um importante património imaterial português – a camisola poveira – o Governo está determinado em agir em conformidade na proteção deste Saber Fazer português, refere o comunicado do MC.

O Governo também já comunicou à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim a intenção de fazer “o que estiver ao seu alcance para que quem já reconheceu publicamente o seu erro não se demita das suas responsabilidades e corrija a injustiça cometida, compensando a comunidade poveira”.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!