Grandes Veleiros atraem milhares de visitantes

Calor tórrido não foi suficiente para afastar os milhares de visitantes dos Grandes Veleiros da ‘The Tall Ships Races’, em Lisboa

Grandes Veleiros

Grandes Veleiros da ‘The Tall Ships Races’ atraem milhares de pessoas ao cais de cruzeiros de Lisboa, junto a Santa Apolónia. Desde sexta-feira, 22 de julho, que o número de visitantes não para de aumentar, com cada vez mais turistas estrangeiros a manifestar o entusiasmo por poder assistir em Lisboa a tamanho espetáculo de gigantes das velas e do mar.

No cais, junto a cada uma das escadas de acesso aos veleiros, filas de pessoas, em alguns casos famílias inteiras, aguardam a vez de subir a bordo, e em muitos casos é a primeira vez que o fazem. À saída mostram-se surpreendidas, sobretudo com as dimensões, os mastros, a cordoalha usada na mastreação das velas e com a simpatia das tripulações.

O Cuauhtémoc, apesar de não ter conquistado nenhuma taça em Lisboa, nesta ‘Tall Ships Races 2016’, pertence-lhe a designação do veleiro que dá música o todo o cais. Dotado de potentes colunas de som, a música mexicana ouve-se a grande distância. E uma gigante bandeira do México à popa, chama de imediato a atenção para a nacionalidade deste gigante do mar.

A imponência dos veleiros, sobretudo os de classe A, pelas suas dimensões, como o Dar Mlodziezy, da Polónia, com 108,8 metros de comprimento, o MIR, da Rússia, também com 108,8 metros, o Amerigo Vespucci, de Itália, com 102,38 metros, o Statsraad Lehmkuhl, da Noruega, com 97,2 metros, o Simon Bolivar, da Venezuela, com 84,3 metros, ou o Santa Maria Manuela, de Portugal, com 68,64 metros, e todos os apetrechos da navegação à vela transportam os visitantes para a história dos grandes feitos marítimos.

Na tarde de sábado, dia 23, as tripulações percorreram as ruas da baixa lisboeta e desfilaram da Praça dos Restauradores à Praça do Município. Cor, alegria, simpatia e muitas fotografias fizeram parte do cortejo sempre com muitos pessoas a assistir ao longo de todo o percurso.

Na Praça do Município foram entregues as taças aos classificados nas várias classes e categorias do troço de Antuérpia até Lisboa. Durante cerca de uma hora e meia e debaixo de um calor tórrido, tripulantes e público, não arredaram pé, até ao final da entrega dos prémios e ao som de aplausos constantes.

Hoje, dia 24, às 22 horas há espetáculo de fogo-de-artifício junto aos veleiros no cais, em Santa Apolónia, e dia 25 é dia do desfile no Tejo a partir das 15 horas.