Gravidade da gripe neste período sazonal

Especialista em doenças infeciosas alerta que depois de no último inverno a gripe não ter sido uma preocupação de saúde o próximo pode tornar-se num caso grave. Gripe e COVID-19 podem criar sérios problemas de saúde.

Gravidade da gripe neste período sazonal
Gravidade da gripe neste período sazonal. Foto: TVEuropa

A especialista em doenças infeciosas, Soniya Gandhi, do Centro Médico Cedars-Sinai, Los Angeles, EUA, referiu que a situação que se verificou em 2020 no período sazonal da gripe foi inédito, pois não foi relatado nenhum caso de gripe no Hospital, e “isso aconteceu porque todos usavam mascara, mantinham a distância social, e eram muito conscientes com a higiene das mãos e isolavam-se quando estavam doentes”.

Agora, há cada vez mais pessoas em convívios sociais e as crianças e os jovens estão de regresso à sala de aula, pelo que alguns especialistas acreditam que a gripe pode voltar a atacar neste outono.

Para a especialista, Soniya Gandhi, “estamos em território desconhecido”, pelo que “é possível que devido ao relaxamento das medidas de segurança da COVID-19 e sem imunidade pública suficiente à gripe, dado que poucas pessoas foram expostas à gripe no ano passado, podemos estar entrar num período de gripe mais severa. Porque os sintomas da COVID-19 e da gripe são semelhantes, será fundamental fazer o teste logo que haja sintomas de doença.”

Soniya Gandhi respondeu a algumas das questões para explicar por que é importante determinar qual doença – gripe ou COVID-19 – que pode vir a ter e como navegar neste novo e sem precedentes período de gripe.

Porque é importante fazer o teste à COVID-19 se a pessoa tiver algum dos sintomas parecidos com os da gripe?

Um diagnóstico positiva à COVID-19 vai ajudar a orientá-lo para uma quarentena e autoisolamento e após esse período poder voltar ao trabalho ou à escola com segurança. Mas também pode orientar o tratamento. A terapia com anticorpos monoclonais demonstrou ser altamente eficaz na prevenção de doenças graves pela COVID-19, hospitalização e morte em indivíduos que estão em risco de doença grave. Se essa for uma opção apropriada, então vai precisar de um resultado de teste positivo nos últimos 10 dias para se qualificar para uma infusão de anticorpo monoclonal. Por último, um indivíduo com COVID-19 deve conhecer o risco de desenvolver “COVID longo”. Muitos programas de tratamento para essa condição requerem um diagnóstico positivo prévio para se qualificar para o tratamento.

Há alguma vantagem em se ter um diagnóstico de gripe confirmado?

Com um diagnóstico de gripe confirmado, o médico pode prescrever medicamentos antivirais, como Tamiflu, que podem reduzir a gravidade dos sintomas, mas devem ser tomados dentro de 48 horas após o diagnóstico. Um diagnóstico positivo de gripe também confirmará que deve isolar-se e colocar-se em quarentena para evitar a disseminação para as pessoas ao redor, especialmente para aqueles que são mais vulneráveis ​​à doença, como crianças pequenas, grávidas e adultos mais velhos.

Pode ter gripe e não ter febre?

Pode acontecer, se a pessoa for imunocomprometido ou se já estiver a tomar medicamentos que reduzem a febre, como ibuprofeno, Advil, Motrin ou Tylenol.

Existe alguma forma de saber se tem COVID-19 ou gripe sem fazer o teste?

Não há maneira confiável, do ponto de vista dos sintomas, de avaliar se a pessoa tem COVID-19 ou se tem gripe. A perda do paladar e do olfato está associada à COVID-19, e sintomas como náuseas, vómitos e diarreia também tendem a estar associados à COVID-19, a menos que se trate de uma criança; nesse caso, os sintomas gastrointestinais são mais comuns com a gripe. Mas como a gripe e a COVID-19 são doenças respiratórias e os sintomas se sobrepõem, a única maneira de distinguir entre as duas é fazer o teste.

Uma pessoa pode ter gripe e COVID-19 ao mesmo tempo?

Infelizmente, sim, a mesma pessoa pode ter coinfecção com gripe e COVID-19 simultaneamente. Não há dados suficientes, neste momento, para saber exatamente o que isso significaria, mas em geral, nunca é bom para a saúde se o corpo tiver de lutar contra duas infeções potencialmente mortais ao mesmo tempo.

Quais são os primeiros passos se desenvolver sintomas de COVID-19 ou de gripe?

Isolar-se para garantir que está a proteger as pessoas ao seu redor contra as doenças. Em seguida, entre em contato com o médico para rever os sintomas e fazer o teste o mais rápido possível para que possa receber o tratamento adequado.

Como se proteger da gripe e da COVID-19?

Aprendemos no ano passado que continuar a usar a mascara, manter distância física, o isolamento quando doente, observar uma boa higiene das mãos e o cobrimento em caso de tosse e espirros são importantes. Mas o mais importante é tomar a vacina contra a gripe e a vacina contra a COVID-19.

A vacina contra a gripe pode proteger da COVID-19?

Não! A vacina contra a gripe tem o objetivo de proteger contra a gripe. O Influenza, o vírus que causa a gripe, é diferente do coronavírus que causa a COVID-19.

Se normalmente não fica com gripe, deverá mesmo assim, tomar a vacina?

É extremamente importante tomar a vacina contra a gripe para se proteger da gripe, mas também do ponto de vista da saúde pública, para tentar prevenir doenças graves e hospitalização, contra as quais sabemos que a vacina contra a gripe protege. Precisamos de manter a capacidade hospitalar no inverno que se aproxima para poder cuidar dos pacientes que precisam do hospital.